segunda-feira, 30 de abril de 2012

SOMOS TRABALHADORES



AQUI ESTÁ REPRESENTADO VOCÊ E EU, AQUI ESTÁ CADA UM DE NÓS QUE TRABALHAMOS PARA CONSTRUIR NOSSO PAÍS, CONSTRUIR NOSSA HISTÓRIA, NOSSOS SONHOS...



Imagem retirado do Google



Há muitos conceitos a respeito do trabalho mas, gostaria de fazer um comentário mais pessoal sobre este. Para muitos o trabalho é uma realização, para outros, é um martírio. Se temos a possibilidade  escolher a profissão que queremos é provável que nos sintamos bem no trabalho. Mas, imagine que eu tenha que trabalhar forçadamente e ganhe um salário miserável e ainda sofra todo tipo de ameaça, será que posso dizer que este trabalho me dá realização pessoal? E quando trabalho sabendo que estou vendendo todo o meu trabalho por um salário de fome, enquanto outros usufruem de meu trabalho para enriquecer? Será que dá para pensar nessas questões? 
Somos manipulados o tempo todo por um sistema que tenta disseminar em nossas cabeças uma ideia fixa: "você tem que trabalhar". "O trabalho é que dignifica o homem". Mas, esses mesmo nunca dizem que o trabalho deve ser também oferecer dignidade ao homem. Entretanto, como é que este homem pode ser digno se o mesmo é desrespeitado a todo tempo? Quando é visto apenas como aquele que deve gerar lucro para as empresas? Quando ver seus patrões enriquecerem e se verem impotentes de em nada poderem melhorar de vida, a não ser a de poder sobreviver? Não seria uma contradição? Penso que sim. Portanto, é nesse sentido que o trabalhador tem que saber se colocar dentro desse contexto perverso em  que o sistema lhe coloca. 
Trabalhar é necessário, mas estamos vivendo a era da maquina e o homem parece querer se igualar a ela: sem vida, sem sentimentos e sem nada de humano. Porém, essa realidade não irá acontecer nunca. Tudo o que pode ser construído por parte do homem e se ele não entender, corre o risco de tudo que constrói sirva para a sua autodestruição. 


Imagem retirado do Google
  
Quero dedicar este artigo a todo tipo de trabalhador, desde o mais simples ao mais intelectual. Hoje é seu dia. Não importa o quanto você tenha sido desrespeitado e injustiçado, este é dia em que se faz lembar quem de fato merece honrarias. É você que prepara a terra para produzir o alimento; é você quem cuida do gado, das ovelhas, das cabras para a produção do leite; é você que acorda cedo para ir pro campo cortar a cana -  de - açúcar, onde seu suor sendo salgado, fazer gerar o doce das mesas diariamente. Hoje é dia da mulher do campo que logo pela manhã desperta para preparar o café para que seu companheiro possa sentir a força para partir em busca do sustento. Mas não podemos esquecer do professor que dedica seu tempo para transformar as pequenas mentes em mentes sábias que transformem o mundo futuro num futuro melhor; também é o dia dos cientistas, jornalistas e estudiosos de todas áreas, que por meio dos mais diversos conhecimentos pode melhorar a vida das nações. É  o dia de todo homem de bem, que por meio sua labuta e entrega faz florescer as novas invenções e transformações.   
  

Parabéns a você de longe e de perto, de qualquer profissão ou ofício. Que esse dia seja um tempo de recomeço, de confiança... Sejamos hoje mais confiantes do que ontem.

Parabéns a todos nós!

PROFESSOR VALDENI CRUZ

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...