quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dilma e Barack Obama pedem ação conjunta contra a crise

imagePostado por: Raul Rodrigues 
Autoria: Folha de São Paulo




image
Brasileira e americano se reuniram em NY
Pablo Martinez Monsivais/Associated Press
Obama e Dilma durante o lançamento de iniciativa pró-transparência em Nova York
Em encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama ontem, a presidente Dilma Roussef defendeu ação coordenada dos países contra a crise econômica e elogiou o programa dos EUA para gerar empregos.
Dilma também falou a Obama sobre o desequilíbrio comercial entre os países e demonstrou preocupação com a crise europeia.
O governo do Brasil viu com bons olhos o anúncio feito anteontem por Obama de reforma tributária. O presidente americano condenou subsídios agrícolas, tema de interesse do Brasil.
Segundo o governo Dilma, a alegação de que subsídios não são meios legítimos para intervenção na economia poderá ser usada em pleitos brasileiros com negociadores dos EUA.
Na abertura da Assembleia Geral da ONU hoje, Dilma deve mencionar no discurso a situação econômica global.
Deve dizer que a instabilidade não pode prejudicar a continuação de projetos que ajudaram países a avançar.
Na noite de ontem, quando recebeu o prêmio Woodrow Wilson de Serviço Público, enfatizou que as nações não diretamente envolvidas com a crise não devem assistir passivamente à nova onda de retração econômica.
"Tivemos alta da renda e redução da desigualdade. Vivemos praticamente uma situação de pleno emprego. Tenho muito orgulho do momento que meu país está passando, mas imensa preocupação com o momento pelo qual o mundo passa."
Dilma será a primeira mulher na história a abrir o evento. Tradicionalmente, cabe ao Brasil fazer o discurso de abertura da reunião.
Obama e Dilma também lançaram programa para estimular a transparência política. Ela citou iniciativas como o Transparência Brasil (que divulga na internet gastos governamentais) como exemplos de ações para elevar a transparência no país.
Disse que o Programa Nacional de Banda Larga, que depende de uma série de resoluções para sair do papel, deve resolver os gargalos de ampliação do uso das redes digitais como instrumento de participação política.
Enquanto Dilma destacou programas de governo Obama ressaltou a importância de mais países adotarem ações para promover um governo aberto.

http://www.correiodopovo-al.com.br/v3/mundo/1055641338-Dilma-Barack-Obama-pedem-conjunta-contra-crise.html

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...