segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Ressurreição dá coragem para enfrentar tudo que vier", diz Papa

Leonardo Meira

Da Redação


Arquivo / AFP
Bento XVI: ''Igreja não pode deixar de ver na fé de seus membros, individual e coletivamente, um grande sinal de esperança''
O Papa Bento XVI encontrou-se com mais um grupo de bispos da Conferência Episcopal Indiana na manhã desta segunda-feira, 19, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. A audiência aconteceu por ocasião da visitaad Limina Apostolorum, às 11h30 (horário de Roma - 6h30 no horário de Brasília).

"Nossa crença na certeza da ressurreição de Cristo nos dá confiança e coragem para enfrentar tudo o que vier e seguir em frente, construindo o Reino de Deus, como sempre, auxiliados pela graça dos sacramentos e através da meditação orante das Escrituras", destacou.

O Santo Padre também ressaltou que os mais significativos recursos das igrejas não se encontram nas construções externas, mas nas pessoas que carregam a fé para a vida e testemunham a presença amorosa de Deus através da vida de santidade.

"A Igreja não pode deixar de ver na fé de seus membros, individual e coletivamente, um grande sinal de esperança para a Índia e para o seu futuro", afirmou.


Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI à Conferência Episcopal Indiana

O Bispo de Roma salientou ainda que "a Igreja Católica é a amiga do pobre. Como Cristo, ela acolhe, sem exceção, todos os que se aproximam dela para ouvir a mensagem divina de paz, esperança e salvação".

Da mesma forma, convocou os bispos a levar adiante os esforços da Igreja a assumir o desafio de afirmar a dignidade de cada pessoa humana. "Essa dignidade, expressa no respeito e na promoção dos direitos inatos morais, espirituais e materiais da pessoa, não é apenas uma concessão feita por qualquer autoridade terrena. É dom do Criador, e decorre do fato de que somos criados à sua imagem e semelhança".
Bento XVI pediu também que os prelados levem em conta os desafios que a natureza missionária da Igreja implica. "Deveis estar sempre preparados para espalhar o Reino de Deus e caminhar nas pegadas de Cristo". Ele também disse que nota com gratidão os vários esforços das igrejas locais na Índia em comemoração ao vigésimo quinto aniversário da primeira Visita Apostólica do Papa João Paulo II ao país.

"Durante aqueles dias memoráveis, ele teve vários encontros notáveis com líderes de outras tradições religiosas. Manifestando seu respeito pessoal por seus interlocutores, esse abençoado Papa deu um autêntico testemunho do valor do diálogo inter-religioso. Renovo os sentimentos que ele expressou tão bem, 'a trabalhar para a obtenção e preservação de todos os direitos humanos, incluindo o direito fundamental de adorar a Deus segundo os ditames de uma consciência reta e de professar a fé externamente, o que deve tornar-se cada vez mais assunto de colaboração inter-religiosa em todos os níveis'". 


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...