sábado, 24 de setembro de 2011

Os santos mudam o mundo, afirma Bento XVI


Kelen Galvan

Da Redação


AP
Bento XVI chega à Praça da Catedral de Erfurt para presidir a Santa Missa
"Os Santos, apesar de serem poucos, mudam o mundo", afirmou o Papa Bento XVI na Missa celebrada neste sábado, 24, na Praça da Catedral de Erfurt, antiga República Democrática da Alemanha. Cerca de 50 mil fiéis estiveram presentes.

Na homilia, o Santo Padre recordou que nessa região as pessoas tiveram que "suportar" a ditadura do nazismo e do comunismo, cujo efeito sobre a fé foi parecido com uma "chuva ácida", e causou o afastamento de muitas pessoas que hoje vivem "longe da fé em Cristo e da comunhão da Igreja". Mas houve os católicos que suportaram essa realidade de opressão para permacerem fiéis à sua fé.

Após essas ditaduras, surgiu uma nova liberdade que ajudou a dar vida aos homens, uma dignidade maior e abrir novas perspectivas. Mas, questionou Bento XVI, "essas possibilidades trouxeram também um crescimento na fé? Não será talvez preciso procurar as raízes profundas da fé e da vida cristã noutra realidade bem diversa da liberdade social?"

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI neste sábado 

Em resposta, o Santo Padre ressaltou o exemplo de santos alemães que, com seu testemunho de fé, ainda hoje, nos dão "coragem para um novo despertar". E recordou os santos padroeiros da diocese de Erfurt: Isabel da Turíngia, Bonifácio e Kilian.

"Isabel veio de um país estrangeiro, da Hungria, para Wartburg na Turíngia. Levou um vida de intensa oração, associada com a penitência e a pobreza evangélica. Regularmente, descia do seu castelo até à cidade de Eisenach para lá cuidar pessoalmente dos pobres e dos doentes. Foi breve a sua vida nesta terra – chegou apenas à idade de 24 anos –, mas o fruto da sua santidade foi imenso. Santa Isabel goza de grande estima também entre os cristãos evangélicos; pode ajudar-nos a todos a descobrir a plenitude da fé transmitida e a traduzi-la na nossa vida diária", exemplificou.

São Bonifácio fundou a diocese de Erfurt, em 742. Era um bispo missionário vindo da Inglaterra e morreu mártir. É venerado como o "Apóstolo da Alemanha".

E São Kilian foi um missionário vindo da Irlanda. Também foi martirizado, juntamente com dois companheiros, na cidade de Würzburg, porque criticara o comportamento moralmente transviado do duque da Turíngia, lá residente.

Bento XVI afirmou que os santos nos mostram que é possível e bom viver, radicalmente, o relacionamento com Deus, colocando-o em primeiro lugar nas nossas vidas. "As figuras dos Santos... mostram-nos a grande fecundidade de uma vida santa, deste amor radical a Deus e ao próximo", disse.

O Santo Padre destacou que se "nos abrirmos à fé integral" ao longo de toda a história e nos seus testemunhos em toda a Igreja, "então a fé católica tem um futuro, mesmo como força pública na Alemanha" e incentivou os fiéis, a exemplo dos santos, a tornar visiível o testemunho de Cristo no mundo em que vivemos.

Após a Missa, Bento XVI se dirigiu à cidade de Friburgo, no sudoeste da Alemanha. Pela primeira vez, o local recebe um Papa.

Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...