segunda-feira, 26 de setembro de 2011

GREVE DOS PROFESSORES DE TRAIRI - NA AUDIÊNCIA DO DISSÍDIO JURÍDICO - SINDICATO DOS SERVIDORES E MUNICÍPIO CHEGAM A ACORDO POSSÍVEL!


Assembléia una-consciente 



Na tarde de 26/09/2011, na 3ª audiência de conciliação, no dissídio jurídico nº 0006117 82 2011 806 000, ajuizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Trairi –SISPUMT - contra o Município de Trairi, os professores chegaram a um acordo com o Município. Importante destacar que o Município só havia dado reajuste para os professores com formação em nível médio, piso pirata do MEC, no valor de R$ 1.187,00 e só após o início da greve, que começou no dia 01 de agosto de 2011. Para os professores graduados e pós-graduados, o reajuste foi zero, pois o prefeito alegava que a lei do piso só tratava do direito dos profissionais com nível e médio e que já tinha atingido o limite prudencial, não podendo ferir a Lei de Responsabilidade fiscal. 

Desembargador Ademar Mendes Condutor da audiência no tribunal   

Eis os termos do acordo firmado:

I-                  Reajuste de 7% no mês de outubro de 2011 para graduados e pós-graduados;
II-              09/12/2011, nova audiência no Tribunal de Justiça para analisar a folha de pagamento e avaliar mais 3% de reajuste para se chegar a 10%, para isso o prefeito foi proibido de contratar e abrirá a contabilidade;
III-           Início das negociações para reajuste do piso de 2012 em janeiro de 2012;
IV-           Implementação total de 1/3 da jornada para atividade extraclasse no começo do ano letivo de 2012;

Dr. Valdecy Alves Advogado 


O comando de greve, com poder de deliberar, dado por assembléia aceitou o acordo, dentro do juízo do que era viável, MAS CONTINUANDO A LUTA PARA RECEBER AS DIFERENÇAS PENDENTES. A cronologia da luta deu-se da seguinte forma:

a)      Início da greve no começo de agosto de 2011, suspendendo-se o início do 2º semestre letivo;
b)      O Município conseguiu liminar de ilegalidade de greve na Justiça, através de dissídio de declaração de ilegalidade de greve, e multa diária de R$ 5.000,00 para o Sindicato em caso de descumprimento. O SINDICATO NÃO RECONHECEU A DECISÃO DO JUIZ DE 1ª INSTÂNCIA, POR ENTENDER INCOMPETENTE;
c)      O Sindicato ajuizou dissídio jurídico junto ao Tribunal de Justiça cobrando a implementação do piso, a defesa da carreira para graduados e pós-graduados, bem como a implementação de 1/3 para atividade extraclasse;
d)      Marcada a primeira audiência de conciliação no dissídio jurídico do Sindicato a categoria suspendeu o movimento, entendendo tal postura como estratégica já que a negociação seria mediada pelo Desembargador relator do Dissídio. NA TERCEIRA AUDIÊNCIA CHEGOU-SE AO ACORDO ACIMA.

Prefeito ao lado da assessoria debatendo as propostas

A categoria sai da audiência firme, forte, unida e já deixou duas audiências marcadas para continuação de negociação: 09/12/2011 e em janeiro de 2012. A LUTA CONTINUA. O que não foi acordado, a categoria definirá se cobrará em ação independente ou colocará na pauta de negociação do ano de 2012. A categoria não chegou ao ideal, porém CONTINUA UNIDA, FIRME, FORTE E ATÉ 09/12/2011, A GREVE CONTINUA SUSPENSA, ainda que com o acordo arrancado numa negociação contínua, mediada pelo Poder Judiciário. 
MESMO COM A SUSPENSÃO DA GREVE, A CATEGORIA ESTAVA PREPARADA PARA VOLTAR À PARALISAÇÃO, COM MAIS INTENSIDADE, CASO NÃO SE CHEGASSE A UM ACORDO, UNA, PARA VITÓRIA! 

Imagem geral da audiência


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...