sábado, 1 de outubro de 2011

Quase 70% dos bancos do CE estão paralisados




Clique para Ampliar
No quarto dia de greve, quem buscou as agências encontrou apenas alguns caixas automáticos funcionando 
FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Sem contrapropostas por parte dos bancos, a categoria realizará nova assembleia geral apenas na terça-feira, dia 4

Em mais um dia de greve dos bancários, o quarto do atual movimento paredista deste ano, 306 agências mantiveram as portas fechadas no Ceará, o equivalente a 68% das447 unidades no Estado. Para marcar mais um dia de paralisação, grevistas distribuiram ontem, três mil sanduíches cachorros-quentes à população, às portas das agências da Caixa Econômica Federal (CEF), da Parangaba; do Itaú, da Avenida Gomes de Matos, no Montese, e do Bradesco, da avenida Bezerra de Menezes, todas em Fortaleza.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, cerca de sete mil trabalhadores, de um total de nove mil no Estado, estão paralisados.

"O silêncio da Febraban (Federação Nacional dos Bancos) e do governo Federal(que controla os bancos oficiais) é um sinal de que não querem negociar e da falta de compromisso com os bancários e a população", destacou Bezerra na tarde de ontem.

Conforme disse, a categoria está disposta a negociar, mas não recebeu contraproposta alguma às reivindicações. Além da pauta financeira, que requer reajuste salarial de 12,8%, piso nacional de R$ 2.297,51, em junho último, e participação nos lucros, ele cobrou a contratação de mais bancários, o fim das metas abusivas, protestou contra o assédio moral, a que estariam sendo submetidos e cobrou maior segurança nas agências de todo o País.

No País
Balanço foi feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a partir de dados enviados pelos sindicatos até as 19 horas aponta que a greve já paralisou 7.865 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 25 estados e no Distrito Federal. Roraima é o único Estado sem greve.

Bancos
A reportagem tentou ouvir a presidência da Abance (Associação de Bancos do Estado do Ceará), mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

Reivindicações
34 é o número de reivindicações sobre remuneração, emprego, segurança, saúde e oportunidades na pauta dos bancários

CARLOS EUGÊNIOREPÓRTER

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...