sábado, 29 de outubro de 2011

Câncer de Lula é provocado por cigarro e bebida



Ao assumir a Presidência da República, Lula trocou o cigarro pelas cigarrilhas
Ao assumir a Presidência da República, Lula trocou o cigarro pelas cigarrilhas
Ex-presidente é surpreendido com diagnóstico de câncer na laringe, mas reage com otimismo e esperança Fernando Granato e Jussara Soares/Diário SP


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa amanhã um  tratamento de quimio e radioterapia para combater um câncer de laringe. O diagnóstico foi divulgado neste sábado após uma série de exames realizados no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital. O tumor maligno tem entre 2 e 3 centímetros de diâmetro e está localizado próximo das cordas vocais, na parte superior da laringe (supraglote). Segundo informações do hospital, estaria restrito à laringe,  sem metástase, quando o tumor se espalha por outras regiões.  Este tipo de câncer tem como principal causa o fumo e o uso de álcool e atinge principalmente homens.

Acompanhando pela mulher Marisa Letícia, Lula deixou o hospital neste sábado, por volta das 20h, e foi para sua casa em São Bernardo do Campo, na região do ABC. Ele se internou às 8h da manhã para a realização de uma biópsia que vai apontar o tipo de tumor e a agressividade do câncer. O resultado ainda não foi divulgado.

O tratamento, que começa nesta segunda-feira, deve durar no máximo três meses. Serão três ciclos, com intervalos de 20 dias. Lula não precisará ficar internado neste período e irá ao hospital só para receber a medicação.

Sintomas / Há mais de duas semanas, Lula vinha apresentando rouquidão e dores de garganta. Na quinta-feira, durante a comemoração de seu aniversário de 66 anos, ele foi aconselhado pelo amigo e médico Roberto Kalil Filho a ir ao hospital para fazer exames de imagem. Na sexta-feira, Lula fez uma tomografia no pescoço que apontou o tumor.

O boletim médico foi divulgado às 11h pelo Sírio-Libanês.  A decisão de divulgar imediatamente o diagnóstico foi do próprio Lula. Por isso, amigos foram pegos de surpresa.

Segundo o médico gastroenterologista Raul Cutait, que faz parte da equipe do Sírio-Libanês e é amigo pessoal do ex-presidente, Lula reagiu ao resultado dos exames com serenidade. O médico disse ainda que Lula se alimentou e seu estado de saúde no geral é bom.

O ex-presidente passou a maior parte do tempo com a mulher, Marisa Letícia. Mas à tarde recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que permaneceu por meia hora no hospital. Segundo o ministro, Lula usava máscara de oxigênio e falava com dificuldade. “Estive no aniversário dele na quinta-feira e todos pensavam que a rouquidão era porque ele fala muito e vem participando de muitas palestras”, observou Mantega. Agora, a recomendação dos médicos é para que o ex-presidente poupe a voz.

O médico que vai administrar as sessões de quimioterapia é o oncologista Artur Katz. Após os três ciclos de medicamentos, Lula passará por avaliação para saber se houve redução do tumor. Embora o câncer seja na garganta, Lula não terá a fala atingida durante o tratamento. As doses deverão causar a queda temporária de cabelos. Lula tinha viagens agendadas para o Rio Grande do Sul, Estados Unidos, República Dominicana e Venezuela em novembro.  Os compromissos devem ser adiados, segundo o amigo Paulo Okamoto.

Ex-presidente parou de fumar em 2010 depois de 50 anos
Após 50 anos de vício, Lula deixou de fumar no início de 2010, depois de ter uma crise hipertensiva.  Ao assumir a presidência, ele trocou o cigarro pelas cigarrilhas, mas ainda assim continuou fumando bastante. Por dia, eram cerca de duas cartelas. 

O ex-presidente, que nunca escondeu que gostava de beber cachaça, tem o perfil da população mais atingida pelo câncer de laringe, cujas vítimas são predominantemente homens.

De acordo o médico José Guilherme Vartanian, cirurgião oncologista da região da cabeça e pescoço do Hospital do Câncer A.C. Camargo, as chances de recuperação são próximas de 90% quando o câncer é diagnosticado precocemente.

A cirurgia só é indicada como último recurso, pois pode deixar sequelas graves para a fala e a deglutição de alimentos. “A radioterapia e a quimioterapia são tratamentos que preservam o órgão.” Porém, o médico acrescenta que dependendo da gravidade do tumor e as sessões da radioterapia também podem deixar sequelas, ainda que mais brandas. “A radioterapia pode causar enrijecimento do tecido da laringe. Além de atrapalhar a fala e a deglutição, pode causar tosse, falta de ar e  pneumonia.”

O Brasil é o segundo país com mais casos de câncer de laringe. E São Paulo tem uma das taxas mais altas  do mundo. A média mundial é de 5 casos para cada 100 mil homens. Enquanto que em São Paulo, a taxa chega a 15 ocorrências por 100 mil.  “A poluição ambiental contribui para o câncer de laringe.  Com o  perfil do ex-presidente não é raro ter este tipo de câncer”, diz o médico.

Diagnóstico é dado 7 meses após morte de José Alencar
Lula recebeu o diagnóstico de câncer sete meses após a morte de seu vice, José Alencar, pela mesma doença e dois anos depois de a presidente Dilma Rousseff – então chefe da Casa Civil – ter sido considerada livre de um linfoma. Lula acompanhou de perto o tratamento de ambos.

O caso de Dilma – câncer no sistema linfático – foi tornado público em abril de 2009 quando, aos 61 anos, ela retirou um tumor de 2,5 centímetros da axila esquerda. Por causa das sessões de quimio e radioterapia, ela perdeu o cabelo e chegou a usar peruca. Dilma também fez o tratamento  no Hospital Sírio-Libanês. Em setembro de 2009, ela foi considerada curada.

Já José Alencar acabou vencido pela doença aos 79 anos, em março deste ano, após uma batalha de 13 anos. A morte - por complicações de um câncer de abdômen e falência múltipla dos órgãos – pegou de surpresa a tanto a presidente Dilma quanto Lula, que estavam em Portugal.

http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/2556/Cancer+de+Lula+e+provocado+por+cigarro+e+bebida


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...