segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Brasil é o que é porque nunca foi o que deveria ter sido.

Estava na sala de aula como aplicador do ENEM e me veio esse pensamento: "O Brasil é o que é porque nunca foi o que deveria ter sido". 
Parece bobagem, mas é uma forma de pensar sobre o que vivemos.
O Brasil é espetacular. Repleto de riquezas naturais. Poucos países no mundo tem essa majestosa capacidade se ser o que é por natureza. Temos água suficiente para todos, terras a perder de vista, prais as mais lindas...
Mas por outro lado temos os piores políticos do mundo, a pior educação...Temos que conviver com a violência de toda ordem, números assombrosos de acidente de trânsito, pobreza em demasia. 
Tudo isso poderia estar beirando ao fim não fosse a tragedia vivenciada desde a nossa colonização. Os portugueses que aqui chegaram só tinham uma intenção: explorar e levar nossas riquezas e nada mais. Todo mundo se acha no direito de se dar bem. Não importa  que tenha que fazer: passar por cima de quem quer quer seja. 
Não é raro que vermos imagens de crianças jogadas nas ruas, hospitais lotados e pessoas morrendo a míngua por não serem acolhidas como de veriam. A educação do Brasil ainda anda muito mal da pernas, embora tenha quem diga que está as mil maravilhas. 
No Brasil educação nunca foi prioridade pois não interessa para a classe dominante que as pessoas aprendam pois seria um ameaça a sua forma de manipular o povo.
O Brasil hoje poderia ser um dos mais ricos do mundo pois temos toda condição pra isso. Porem, como tivemos durante toda a sua história governantes autoritários e populistas. Esses, quando autoritário, comodavam a nação com mãos de ferro impedindo a sociedade de ter conhecimento e poderem libertar-se para poderem promover  futuro. 
Sendo assim, concluímos que o Brasil poderia ser mais justo mais forte se não fosse a inércia daqueles que regem as leis desse país. 

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...