quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Kadafi está morto, diz rede de televisão Al Jazeera


O ex-líder da Líbia Muamar Kadafi está morto, diz a rede de TV Al Jazeera. Kadafi foi atingido com um disparo na cabeça após ser cercado no buraco onde foi encontrado se escondendo, segundo a rede de TV. De acordo com a emissora, tanto o ex-ditador quanto o chefe de suas forças armadas, Abu Bakr Yunis, teriam sido mortos após a tomada da cidade natal de Kadafi, Sirta.
O corpo do ex-ditador estaria sendo levado para uma locação que será mantida em segredo por questões de segurança, informa um oficial do governo à agência Reuters nesta quinta-feira.
De acordo com um comandante do novo governo, o ex-ditador morreu por conta dos graves ferimentos após ser capturado. Outro comandante do governo afirmou à TV Al Jazeera que Moussa Ibrahim, antigo porta-voz do governo Kadafi, também foi capturado próximo à Sirta.
Kadafi foi capturado nesta quinta-feira (20), afirmou um comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT) do novo regime.  Não foi informado o local exato da captura.
Filho de Kadafi é encontrado morto em Sirta, diz CNT
Mutassim Kadafi, um dos filhos de Muamar Kadafi, foi encontrado morto em Sirta nesta quinta-feira, disse à agência France Presse Mohamed Leith, comandante do CNT.
"Nós o encontramos morto. Colocamos seu corpo e o do ex-ministro da Defesa Abu Bakr Yunis numa ambulância e os levamos para Misurata", informou Leith, que já havia dito que Muamar Kadafi fora capturado em sua cidade natal e posteriormente morreu em decorrência dos ferimentos sofridos.
Governo dos EUA não confirma prisão de Kadafi
O governo dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira que não tinha condições de confirmar as informações de que o líder da Líbia deposto Muamar Kadafi havia sido capturado ou morto.
"O Departamento de Estado não pode neste momento confirmar os relatos da mídia sobre a captura ou a morte de Muamar Kadafi", afirmou uma porta-voz do órgão, Victoria Nuland, em comunicado.
Altos funcionários do governo e do Pentágono disseram que trabalhavam para checar as informações. Mais cedo, um comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT), que lidera o governo interino da Líbia, anunciou a captura de Kadafi.
Crimes contra a humanidade
Kadafi estava no poder desde 1969, mas foi deposto pelo levante iniciado em fevereiro deste ano. O ex-líder é procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade.
Em Sirta, médicos disseram que o ministro da Defesa do regime deposto, Abu Bakr Yunis, foi morto no confronto final por Sirta. O corpo dele foi identificado em um hospital, segundo o médico Abdu Rauf.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...