sábado, 22 de outubro de 2011

Mais de 5 milhões realizam o Enem neste fim de semana. E esperam que avaliação não repita tropeços

Estudantes chegam aos locais de prova no Rio de Janeiro para o Enem 2010 (07/11/2010)
Estudantes chegam aos locais de prova no Rio de Janeiro para o Enem 2010 (07/11/2010) (Fábio Motta/AE )
Cerca de 5,4 milhões de estudantes realizam neste sábado e domingo a edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas a partir das 13h (horário de Brasília) em quase 1.500 locais, espalhados por todos os estados do país e no Distrito Federal. Após incidentes e falhas registrados nos anos anteriores – furto e vazamento da prova em 2009 e erros de impressão de 2010 , os participantes torcem para que, desta vez, a avaliação transcorra sem problemas.
Neste sábado, serão aplicadas 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza, que englobam as disciplinas de história, geografia, química, física e biologia. Os participantes terão 4 horas e 30 minutos para resolver a prova, com prazo mínimo de permanência no local de 2 horas. Logo após o encerramento do exame, o site de VEJA apresentará o gabarito da prova resolvida pelos professores do Anglo Vestibulares. Os especialistas também vão comentar a avaliação.
No domingo, os candidatos vão enfrentar 90 questões de linguagens e matemática, além de uma redação. O tempo máximo de duração da prova é de 5 horas e 30 minutos – novamente, o prazo mínimo de permanência no local é de 2 horas. Desta vez, o gabarito do exame, corrigido pelos professores do Anglo Vestibulares, irá ao ar a partir das 18h30.
Orientações – Após um ano inteiro de dedicação, alguns procedimentos são essenciais para que o participante não coloque tudo a perder. Ao sair de casa, ele deve estar certo de seu local de prova. Além disso, é obrigatório ter em mãos um documento original com foto e o cartão de confirmação da inscrição, que foi entregue pelos Correios ou pode ser acessado na página do Enem na internet. Lápis e borracha, assim como relógios e celulares, estão proibidos: o estudante deve estar munido apenas de caneta esferográfica preta fabricada de material transparente. Por fim, os especialistas recomendam que ninguém se dirija ao local de prova de estômago vazio. Fazer a prova em jejum pode prejudicar o desempenho.
Perfil do participante – Dos cerca de 5,4 milhões de inscritos no Enem 2011, 36,7% são provenientes da região Sudeste. Cerca de 28% estão concluindo o ensino médio, sendo que 81,5% são oriundos de escolas públicas e 18,5% vêm de instituições da rede particular. Em busca do certificado de conclusão do ensino médio, registraram-se 545.798 pessoas.
Pedidos de atendimento especial para a realização da prova foram apresentados por 60.543 inscritos, dos quais 33.328 são pessoas que, por motivos religiosos, não podem fazer a avaliação aos sábados. Por isso, nesta tarde, elas realizarão o exame em horário diferente — começarão a responder o caderno de provas após o por do sol, mas devem chegar aos locais de prova junto com os demais inscritos. Eles ficarão em salas específicas, à espera do momento de iniciar o exame.
Falhas – Neste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC responsável pelo Enem, tentará reverter a imagem de desorganização surgida depois do furto da prova, em 2009, e dos erros de impressão do cartão de respostas e de um lote de provas amarelas, em 2010. Os tropeços levaram à renúncia de dois presidentes da instituição. Desta vez, quem capitaneia o Enem é Malvina Tuttman.
De olho em possíveis prejuízos para milhares de estudantes, o Ministério Público avisou que acompanhará de perto a avaliação federal. "Estamos de olho: se encontrarmos algo que julgarmos digno de intervenção, entraremos em ação", diz Oscar Costa Filho, procurador da República no Ceará. Ele revelou que já foi instaurado no MPF no Ceará um inquérito civil para acompanhar os possíveis tropeços na avaliação federal.
Vestibular – O gabarito oficial do Enem 2011 será publicado na próxima terça-feira, de acordo com o cronograma do MEC. Já o resultado individual deverá ser conhecido no dia 4 de janeiro de 2012. A abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ainda não foi divulgada, mas deve acontecer na primeira quinzena de janeiro.
Todas as 59 universidades federais utilizam de alguma forma a nota do Enem no processo seletivo. Quem deseja concorrer a uma das bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) em instituições privadas também precisa realizar o Enem. O mesmo vale para a obtenção de financiamento junto ao Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies).

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...