domingo, 16 de outubro de 2011

Papa é transportado em plataforma de rodas no Vaticano


Papa é transportado em plataforma de rodas no VaticanoLegenda:Papa Bento 16 é transportado em plataforma móvel ao conduzir a missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. (reuters_tickers)
CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Bento 16 foi transportado pela principal ala da Basílica de São Pedro sobre uma plataforma móvel para começar a cerimônia deste domingo, poupando-lhe o esforço desnecessário da caminhada, mas o Vaticano disse que não havia preocupação sobre seu estado geral de saúde.
O pontífice, de 84 anos, ficou de pé na plataforma enquanto assistentes a empurraram pela ala central de cerca de 100 metros de comprimento.
Vestido de verde, ele abençoou os fiéis ao ser deslocado, e celebrou a missa do altar principal. Ele aparentava estar em boas condições de saúde. Mais tarde, o papa usou a mesma plataforma para deixar a basílica.
“Isso é apenas para não cansá-lo”, disse o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi. Nada mais deveria ser interpretado sobre sua condição geral de saúde, que está boa”.
A plataforma, que tem três degraus e cabos de bronze, foi construída para transportar o falecido papa João Paulo durante os últimos cinco anos de sua vida.
João Paulo, no entanto, havia rompido um fêmur e se submetido a uma cirurgia de substituição do quadril, uma operação que o deixou com dificuldades de locomoção.
O papa Bento 16, que foi eleito em 2005 depois do falecimento de João Paulo, tem, no geral, aparentado boa saúde, apesar de fontes do Vaticano afirmarem que ele sofre de pressão alta.
Desde o início de seu papado, a agenda pública e privada de Bento 16 tem sido muito menos agitada do que a de seu antecessor.
Segundo seus assistentes, o motivo foi que ele já tinha 78 anos quando foi eleito, enquanto João Paulo foi eleito aos 58 anos, e, portanto, decidiu moderar seu ritmo e impor limites sobre suas atividades.
Durante a missa deste domingo, o papa anunciou que estava convocando um “Ano de Fé” para os 1,2 bilhão de membros da Igreja Católica Romana que começará em 11 de outubro de 2012.
Ele disse esperar que o evento seja uma oportunidade para todos os católicos “fortalecer nossa fé em Deus”, e que em breve publicará uma “carta apostólica” destacando o que gostaria que a Igreja conquistasse com o ano de reflexão.
(Reportagem de Philip Pullella)

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...