sábado, 22 de outubro de 2011

Redação e Matemática fecham Enem


Será realizada hoje a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio. Na região, a prova será aplicada em 61 escolas, sendo 51 estaduais, nove particulares e uma de ensino profissionalizante. Os estudantes farão questões sobre linguagens, códigos e matemática, além da elaboração redação. A entrada será liberada a partir das 11h30 e os portões serão fechados às 13h, pontualmente.
A segunda fase terá mais 90 questões. O tempo limite para o término será de 5h30 - uma a mais do que o limite de ontem. Os candidatos responderão a cinco questões de língua estrangeira, que podem ser de inglês ou de espanhol. O idioma deve ser o mesmo escolhido no ato da inscrição, sem possibilidade de alteração no momento da prova.
Na avaliação do especialista em Educação e colunista do Diário, Mateus Prado, os candidatos deverão ter mais concentração na prova de hoje em decorrência dos textos longos. "Por conta da redação e das questões de linguagem, os enunciados devem ser ainda mais longos do que os de ontem", alerta. Prado elogiou a organização do Enem em relação ao controle do tempo. "Foram colocados nas salas adesivos, que eram removidos a cada meia hora. Na última hora, o intervalo diminuía para 15 minutos." Na opinião dele, a iniciativa ajuda os estudantes a se organizarem melhor, já que não era permitido o uso de celulares ou relógios digitais.

PROBLEMAS
Ontem, após o fechamento dos portões, diversos alunos atrasados foram impedidos de entrar nos locais de prova, o que gerou insatisfação e princípios de confusão. Na Fundação Santo André, candidatos alegam que os portões foram fechados dois minutos antes do sinal que marcava 13h. "Eles fecharam às 12h58 e cerca de 50 alunos ficaram de fora", conta a estudante Naira Araújo, 17 anos. A Polícia Militar foi chamada para evitar tumultos.
O trânsito foi outro problema que complicou a vida dos candidatos. Morador do Jardim do Estádio, em Santo André, o estudante Raul Henrique Amorim, 18, diz ter saído de casa com uma hora e meia de antecedência, mas mesmo assim não conseguiu chegar a tempo. "O trânsito estava parado nas avenidas Capitão Mário Toledo de Camargo e Perimetral. Por conta disso, perdi tudo o que estudei desde o início do ano", lamentou, em prantos.
consultora imobiliária Roseli Santos, 42, perdeu a prova porque errou o local. "Me falaram que a escola era do outro lado da rua. Então, acabei indo para o lugar errado", explicou.

Física foi a disciplina mais dificil, dizem estudantes

Candidatos elegeram Física como a disciplina mais difícil do primeiro dia do Enem. Foram 13 questões da matéria, que abordou temas como eletricidade, mecânica e ótica. "Com certeza foi a mais difícil. Nos corredores, após o término da prova, muitos alunos saíram reclamando disso", relata a estudante Aline Rocha, 19 anos.
Apesar das reclamações, o professor Ricardo Hellou Doca, do Colégio Objetivo, avalia que as questões da disciplinas estavam mais fáceis que as do ano anterior. "Das 13 questões, apenas três exigiam cálculos. E ainda assim, eram contas simples." Ele elogia também a especificidade com que a Física foi abordada. "Nos anos anteriores, as questões eram híbridas, misturadas com Biologia e Química. Isso dificulta o entendimento."
A prova foi marcada por questionamentos ligados a temas atuais. Em Geografia e Sociologia, por exemplo, foram elaboradas perguntas referentes à democracia, mídia, impunidade e pluralidade étnica. De acordo com o professor Tom Carvalho, também do Objetivo, das 22 questões, 14 eram ligadas ao meio ambiente, como urbanização, agricultura e indústrias. Um dos testes era a respeito das manifestações populares que resultaram na renúncia do então presidente do Egito, Hosni Mubarak, em fevereiro. "O único problema foi a falta de imagens. Apenas cinco questões tinham fotos, esquemas e mapas", critica o professor.
Em Biologia também foram usadas situações recentes para a elaboração dos enunciados. Entre os temas tratados estavam o vírus da gripe suína e o vazamento de gás metano - assunto em destaque por conta da recente interdição do shopping Center Norte, na Capital, por conta do risco de explosão decorrente do gás.

Questões de hoje são as mais exigentes do exame

Segundo especialistas, as questões de Matemática costumam ser as mais exigentes do Enem - por possuir grande abrangência de temas. A prova de linguagens costuma exigir mais interpretação de texto do que conteúdos específicos. Uma leitura atenta das questões e dos textos de apoio ou imagens pode fazer a diferença na hora das respostas.
Fórmulas e decorebas não vão adiantar na redação, a maior novidade deste dia de prova. O candidato terá de escrever um texto dissertativo argumentativo, com o mínimo de oito linhas e máximo de 30. O Enem exige que o candidato apresente proposta de intervenção à problemática indicada no tema da redação.
Segundo a professora do laboratório de redação do Objetivo Maria Aparecida Custódio, o ideal é que se escreva texto direto. "Quanto mais objetivo, mais chance tem de se sair bem. O aluno tem de mostrar competência de texto, coesão, e não esquecer de apresentar a proposta de intervenção ao tema

CORREÇÃO
O gabarito oficial só será divulgado na terça-feira. Mas é importante se atentar para o fato de o Enem adotar a Teoria da Resposta ao Item (TRI). O conjunto de modelos matemáticos faz com que dois alunos com o mesmo número absoluto de acertos possam ter notas diferentes na prova. Depende da coerência das repostas consideradas fáceis e difíceis.

Aluno é expulso por tuitar em Santo André

Um estudante de 16 anos foi impedido de prestar o Enem após postar no microblog Twitter de dentro da sala de prova. O incidente ocorreu em Santo André, mas o Ministério da Educação não divulgou o nome da escola. Por volta do meio-dia, o aluno identificado como Lucas, postou a mensagem "to dentro da sala já, enem wasting my time" (sic). A expressão em inglês quer dizer "desperdiçando meu tempo com o Enem."
Antes de ser expulso, ele ainda postou outro tópico, que dizia "me colocaram em uma sala que só tem meninos e todos chamam Lucas. #meunomevulgarizado" (sic).
Após o incidente, Lucas declarou no microblog que gostaria de ter a chance de se defender e expor seu lado. O estudante, no entanto, foi procurado pelo Diário para comentar o fato, mas não retornou o contato. "Cometi o meu erro e fui punido por isso, não quero prolongar esse assunto", escreveu o candidato eliminado pouco tempo depois.
O estudante deseja prestar vestibular para jornalismo. Mesmo antes da expulsão, ele já demonstrava descaso com a prova. "Amanhã vou fazer Enem só pelo luxo", escreveu no dia anterior.
Fatos semelhantes também foram registrados em salas de Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Gauíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sandaduva (RS) e Santarém (PA).

PELO BRASIL
Após o vazamento da prova em 2009 e o erro na impressão dos cartões de resposta no ano passado, a aplicação do Enem transcorreu ontem sem problemas graves no País. Mesmo assim, o primeiro dia foi marcado por ocorrências localizadas: uso indevido de celular, tumulto na porta de algumas escolas, indicações erradas de local de prova e falhas na seleção de fiscais.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...