quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O TEMPO NÃO PÁRA


Fim de semana novamente. A impressão que temos é que a semana começou ontem e de repente já é fim de novo.
As vezes algumas pessoas apuradas dizem que os dias estão passando mais rápido. Faço essa pergunta na sala de aula e prontamente os alunos dizem que sim, realmente as horas estão de fato passando mais rápido. Questiono os mesmos: Quantas horas tem um dia? e eles respondem prontamente, 24 horas e um minuto tem 60 segundo, enquanto que uma hora tem 60 minutos. É quase uma rotina ouvir as pessoas repetirem essa frase: Nossa! Como os dias estão passando rápido.
Na verdade os dias não estão passando mais rápido coisa nenhuma e sim nós é que estamos ocupando todo o tempo que temos e por mais que o dia demore parece que não vai dar tempo fazer isso e mais aquilo.
Às 6 da manhã já estamos de pé para trabalhar. Chegamos as 11 ou as 12 horas do dia, comemos rapidamente. Não demora muito e já é hora de voltar para o trabalho. Mas ainda não acabou. Muitos continuam com um terceiro expediente. Portanto, quando você procura o tempo ele já não existe mais.
Assim, de repente parece que não faz nenhum mal. Temos e precisamos ganhar dinheiro, agente diz. Porém se alisarmos bem, talvez estejamos cometendo um grande erro. O tempo que perdemos agora talvez não recuperemos, pois o dinheiro que ganharmos não servirá para repor os bens que não se compra com dinheiro, como o cuidado dos filhos, da família, do lazer, da religião... O que vemos no dia-a-dia prova o que estou dizendo. São pessoas cansadas, estressadas, rabugentas e revoltadas com tudo e com todos. Será que vale mesmo apena correr tanto para conseguir um pouco mais de reais quando na realidade estamos nos matando aos poucos?
Digo isso por mim mesmo. Quando trabalhava 3 horários vivia quase morto. Aliás, não vivia era apenas um homem morto de cansado todo dia e toda hora. Posso afirmar: agente não vai enriquecer trabalhando honestamente. Portanto, é melhor querermos um pouco mais de qualidade de vida.
É bom pensarmos sobre o assunto. Você perceberá sem muito esforço que o que estou dizendo é no mínimo uma oportunidade de reflexão.

Professor Valdeni Cruz    

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...