sábado, 29 de setembro de 2012

A POLÍTICA VISTA EM OUTRA DIMENSÃO


Professor Valdeni Cruz

Caros leitores, Bom dia!


Comícios e reuniões de Luiza Perdigão
Estamos a pouco mais de oito dias das eleições. As campanhas dos candidatos se intensificam nestes últimos dias. A preocupação dos candidatos, dos apoiadores, dos eleitores diretamente ligados à campanha aumenta.  Os discursos se afinam tentando convencer o eleitor e ganhar os votos puder.
Nesta reta final a grande maioria já decidiu em quem vai votar. Para estes que estão decididos somente uma decepção muito grande em relação ao seu candidato escolhido o faria mudar de opinião. Por outro lado, ainda temos milhares de pessoas indecisas. Estes, por sua vez, aguardam tirar suas conclusões nos últimos momentos. Para eles não faz muita diferença entre este ou aquele candidato. Não se envolve, não defende nem o A nem o B. votam porque, segundo eles, tem que cumprir com a obrigação. Mas há também aqueles que esperam até o ultimo momento para ver se consegue o tão esperando milagre de receber um pouco mais pelo voto. Estes são os que mais prejudicam a qualidade da eleição. Os candidatos fazem seu trabalho. Conversam aqui, ali; dá um abraço em um, um aperto de mão em outro e acha que já fez sua parte por meio de conversas individuais e coletivas. Mas, mesmo que os eleitores tenham entendido tudo, fica na espreita para abocanhar o candidato lá no cantinho da parede para ver se consegue dar o golpe final.

Comício de Dra. Ivoneide
O grande prejuízo nosso está mesmo é na maldita compra de votos. Estive numa determinada comunidade, que por sinal não faz parte deste município e escutei coisas que como formador de opinião e como cidadão deixa a gente meio triste. Os candidatos a prefeito daquela Cidade vão a determinadas casas e chegam a dar de 400 reais pra família em troca dos votos dos pobres eleitores.  “Estes, pobres de tudo”. Desprovidos dos bens materiais e, claro, desprovidos do bem mais precioso que é a razão e o poder de decidir em seu próprio favor. Quem vende o voto não tem capacidade de decidir pelo melhor. O pior é que temos que pagar o preço por causa deste tipo de eleitor. A falta de uso da razão é grande parte de nossas mazelas, como já diziam os filósofos iluministas.

Comício de Zé Filho
A verdade é que muitos homens pagam o preço por não terem conhecimentos suficientes para decidir pelo certo, tendo certeza da razão dos fatos. E, não tendo a capacidade de pensar, reagir, criticar, torna-se presa fácil diante das palavras persuasivas daqueles que, sabendo dos pontos fracos dos mesmos, acerta de cheio usando as velhas práticas infames para que por meio de barganhas seja eleitos. Desse modo, mais uma vez os sonhos do povo vão sendo adiados.

É maravilhoso ver este povo todo correndo para cima e para baixo com suas bandeiras nas mãos, gritando e defendendo seu candidato, afirmando ser ele o melhor. Mas é nisso que está o erro. Este tipo de movimentação deveria ser feito sempre que as coisas não tivessem dando certo. Este movimento político seria muito mais válido e poderoso se depois que os candidatos fossem eleitos ou não, tivessem certeza de que seriam cobrados pelo que prometeram.

O exercício da cidadania não se resume ao período eleitoral. Isso se faz dia-a-dia, constantemente. Se estas 3 , 4, 5 mil pessoas que lotam os comícios também tivessem a mesma disposição para ir as ruas quando o candidato que for eleito tivesse se desviando das características próprias de governo do povo, para  cobrar uma postura coerente, dificilmente teríamos os desmandos que temos. Mas, o que acontece todo mundo já sabe. O povo fica na miséria, vendo seu dinheiro sendo desviado e age passivamente sem tomar atitude alguma. Do que adianta se digladiar durante as campanhas e não fazer depois?   

O nosso inimigo não é outro que defende um candidato diferente do nosso, mas nossa verdadeira  luta deveria ser bastante acirrada contra a corrupção, contra o autoritarismo e a arrogância daqueles que assumem o poder.

Povo de Pentecoste e de todos Brasil, usemos nossa capacidade de ser/fazer a diferença. Saiamos do campo da insanidade e entremos no campo do bom senso, da maturidade adquirida ao longo da vida e através do conhecimento. Não sejamos marionetes que só tem movimentos porque é manipulado por alguém. Sejamos capazes de dizer alguma coisa. Falo de dizer coisas que causem efeito positivo. Não estou falando das bobagens que se escrevem nas redes sociais. Falo de algo mais profundo, que dê sentido as nossas crenças. Escrevam sobre seus anseios, seus sonhos, suas esperanças. Diga pros quatro ventos o que você pensa. Não fique nas redes sociais fazendo comentários inúteis numa disputa que em nada contribui para qualificar o seu candidato. Pior mesmo é para quem escreve, pois demonstra claramente quão vazia é sua mente e falta de conhecimento. É bem verdade que nem todos desenvolveu ainda a capacidade de usar sua inteligência, mas faça um esforço que você verá quanta coisa boa vai sair de sua mente. Permita-se ir além das frases de ofensas, de defesa, de acusação... Não se limite a isso. Você mesmo sabe que pode mais.

Espero que depois do período eleitoral, não sejamos os passivos da historia, mas que sejamos mais do que nunca, ativos e que possamos decidir os rumos de nossa sociedade. Afinal de contas, todos vão continuar por aqui e queremos, com certeza, o melhor. Do contrario, tudo o que estamos fazendo agora é apenas ilusão e fogo de palha e algazarra que não irá alterar em nada as nossas vidas e nossas realidades.

Meus caros amigos leitores, vamos mudar. Não falo mudar simplesmente de gestor. Estou falando das mudanças nas atitudes, na postura. Vamos fazer este nosso lindo município atingir o grau de excelência, de visão de progresso. Que a partir do dia 7 de outubro estejamos preparados para construir nossa historia em novo paradigma de política. 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...