segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Comentando a Liturgia de domingo, 23 de Setembro

Valdeni Cruz

Na missa deste Domingo, a Primeira Leitura era do livro de Sabedoria. Nesta leitura o autor sagrado escreve sobre a atitude dos ímpios. Estes estão sempre armando ciladas aos justos. Eles não se conformam com a integridade do homem que teme a Deus e, portanto, tenta a todo custo armar ciladas para ver seu fim, sua derrota. Deus, porém diz ao justo, por meio da resposta da oração do Salmista: " É o Senhor quem sustenta minha vida!" Quem me ampara e me protege é meu Deus.

A segunda Leitura foi tirada da carta de São Tiago. Nela ele fala da rivalidade e toda espécie de desordem e más obras dos homens. Estas obras más, segundo o autor da carta, provem do inteiro do homem, que tomado de inveja, desejos maus, desejo de poder, motivados pelas paixões deixa-se corromper, afastando-se da graça de Deus que pode libertar o homem de todo o mal e torná-lo preparado para toda boa obra.

No Evangelho, Jesus diz que quem quiser ser o primeiro tem que ser o último. Ele quer dizer que temos que servir, que não devemos fazer as coisas para receber glória terrena pois esta passa como o vento. Diz ainda que devemos ser como as crianças para poder entrar no reino do céus.

Portanto, caros amigos irmãos na fé cristã, ouçamos e observemos os conselhos de nosso Salvador Jesus Cristo. Ele deseja nossa felicidade, mas não só a felicidade momentânea e terrena. Ele está falando da felicidade que dura para sempre.         

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...