domingo, 23 de setembro de 2012

Cid e Luizianne influenciam na campanha


PERCEPÇÃO DOS CANDIDATOS

Os candidatos que mais têm crescido nas pesquisas negam ônus e afirmam só ver vantagem em apoio

As últimas pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ibope em Fortaleza revelam que os candidatos apoiados pelos chefes do executivo municipal e estadual são os que mais tem crescido na preferência do eleitorado. A depender de como a população avalia o governo, ter o apoio do gestor pode trazer facilidades ou dificuldades no trabalho para conquistar o voto. Ao Diário do Nordeste, os candidatos defendidos pelo governador Cid Gomes (PSB), Roberto Cláudio, e pela prefeita Luizianne Lins (PT), Elmano de Freitas, contam como esse apoio vem influenciando na trajetória da campanha.

O Ibope realizou, até agora, quatro pesquisas na Capital. Considerando a diferença entre a primeira, divulgada no dia 30 de julho, e a última, no dia 13 de setembro, Elmano apresentou crescimento de 15 pontos percentuais e Roberto Cláudio de 10 pontos percentuais. Por outro lado, eles tiveram os índices de rejeição aumentados, respectivamente, em um e dois pontos percentuais. Apesar dos números, os dois minimizam o ônus do apoio do governo e afirmam só sentir vantagens nisso.

Filiado ao PT desde 1989, Elmano disputa pela primeira vez uma eleição. Para ele, o apoio da prefeita Luizianne tem dado tranquilidade na disputa pela gestão da Capital. "Tem dado força para o crescimento que tivemos aqui, seja pela sua liderança política ou pelo esforço de governar para as pessoas mais simples", declara.

Questionamento

Elmano afirma que, no início da campanha, vinha percebendo um desconhecimento da população sobre as ações realizadas pela administração de Luizianne e ouvia muito o questionamento das pessoas em relação à atual gestão. Conforme analisa o petista, esse desconhecimento influenciou para a avaliação negativa da prefeita.

"Na medida que começou o programa eleitoral, isso foi mudando. Percebo hoje muito mais gente falando que vai votar em mim por causa dela (Luizianne) e não mais pessoas fazendo criticas. Claro, as pessoas ainda apresentam problemas. Mas são problemas históricos, que não tínhamos como resolver em sete anos e meio", afirma Elmano. Para o candidato, a divulgação das ações do governo tem melhorado a avaliação da atual gestão. Conforme as últimas pesquisas Ibope, a rejeição de Luizianne vem diminuindo, embora ainda seja significativa.

Elmano diz não ver ônus no apoio da prefeita Luizianne, mas reconhece que, por representar o governo na campanha, têm o ônus das críticas em razão de "problemas históricos" da cidade. "Eu só tenho a agradecer a Luizianne pela liderança, pela participação dela na unidade do PT. Isso é decisivo para a nossa vitória", comenta.

Questionado se o fato de ser apontado como o candidato da prefeita e do ex-presidente Lula reduz sua personalidade política, Elmano acredita que não e diz que isso é levado para a campanha para mostrar que ele vai continuar o modo petista de governar. "Isso implica em governar pra todos, mas priorizando os mais pobres, a transparência e a participação popular. Estamos dizendo: vote em Elmano porque ele vai governar no modelo que Lula, Dilma e Luizianne governam", explica.

O candidato do PSB, Roberto Cláudio, foi o segundo que mais cresceu nas pesquisas Ibope. Embora já tenha sido eleito deputado estadual duas vezes, esta é a primeira vez que disputa vaga para o Executivo. Conforme o prefeiturável, é um privilégio ser apoiado pelo governador Cid, segundo destaca, bem avaliado na Capital. De acordo com a última pesquisa Ibope, 10% da população de Fortaleza considera a gestão estadual ótima, 41% boa, 35% regular, 5% ruim e 7% péssima e 2% não respondeu.

Ônus

Roberto Cláudio diz não ver ônus no apoio de Cid à sua candidatura, justificando que os eleitores acreditam que as propostas dele terão mais possibilidade de serem executadas em razão da parceria. "O mais importante é poder contar com a estreita parceria de um governo que tem grande capacidade de investimento, para grandes projetos que pensamos em fazer", diz.

Para Roberto Cláudio, o apoio de Cid não traz dificuldade, acreditando que o que há é a crítica política, vinda de concorrentes. "Eu só vejo vantagem. Sou candidato de uma aliança de 14 partidos e tenho o privilégio de ter apoio do governador. Só vejo vantagens e oportunidades para Fortaleza", declara.

Indagado se perde um pouco da personalidade política ao ser apontado como o candidato do governador, Roberto Cláudio afirma que sua campanha tem feito questão de apresentá-lo à população. "Eu construí uma história política própria e tenho o privilégio de ser apoiado pelo governador, que me oferece parceria administrativa. O restante é política", considera.

Alguns candidatos tem feito críticas a esses apoios do governador e da prefeita, procurando ressaltar sua independência e deixar claro não serem "candidatos puxadinhos". Sobre essa questão, Elmano faz questão de ressaltar que não é candidato de alguém, mas de um projeto político. "Eu sinto como alguém querendo criar uma referência para si que não funciona. Eu sou candidato de um projeto político. Estou há 16 anos no PT e estou em um projeto do qual fazem parte Luizianne, Dilma, Lula, deputados e a militância. Eu expresso essa militância toda", afirma.

Humildade

Elmano de Freitas reconhece que não cresceu na pesquisa somente por mérito pessoal, mas pelos apoios que tem recebido. "Sou um candidato levado pelas lideranças. Tenho a humildade de saber que não cresci apenas por mérito pessoal, mas por uma construção coletiva. Não quero ser prefeito apenas com o que penso, mas o representante dos partidos que me apoiam", afirma o petista.

Roberto Cláudio também argumenta que é candidato de uma aliança feita por 14 partidos. "Nenhum outro tem uma aliança tão ampla. Sou de um partido que utilizou o processo de escolha do candidato com seus aliados e deu oportunidade para que três nomes apresentassem suas ideias. Sou candidato de uma aliança, e isso (crítica de concorrentes pelo apoio do governador) faz parte da política", declara o prefeiturável.

Apoio
"Tenho a humildade de saber que não cresci apenas por mérito pessoal, mas por uma construção coletiva"

Elmano de FreitasCandidato a prefeito pelo PT
"Eu construí uma história política própria e tenho o privilégio de ser apoiado pelo governador, que me oferece parceria"

Roberto CláudioCandidato a prefeito pelo PSB
BEATRIZ JUCÁREPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...