quarta-feira, 15 de junho de 2011

Colóquios - reflexão

Todo ser humano tem dentro de si o mundo inteiro, depende apenas, de como ele vê o mundo e observa as circunstancias. Isso fará com que o mundo seja pequeno, grande, feio, maquiado ou real. Somente quando se tem noção dos fatos e das situações ao seu redor é que se começa a entender o mundo em que vive, podendo desse modo, passar a interagir com ele.
Cada um de nós vê o mundo de uma forma. Há pessoas que acham que o mundo é assim mesmo desde sempre: Os outros, ele próprio não tem sentido. Outros acham que tudo está muito confuso, não conseguem opinar.
O mundo não deve ser observado pela maquiagem, pois o que não é real se desfaz com o tempo. É melhor olhar o que está por trás do ilusório, para fazermos jus àquilo que vemos. Muitos se encantam com aquilo que parece real a primeira vista, porém, se for capaz de aprofundar as idéias será tomado por uma firme e amadurecida compreensão dos fatos. Vivemos hoje num mundo onde a aparência física: corpo, beleza e luxo são tudo. Não rara estamos sendo iludidos e por causa disso, estamos fracassando e desacreditando em nós mesmos. Isso não é bom.
Por estarmos numa velocidade fora do comum, em relação às novidades, ou seja, tudo acontecer de forma precoce, não nos dá oportunidade de amadurecer. Aquilo que vemos não nos dá chance de discernirmos bem o que é correto ou o que errado por causa da velocidade dos acontecimentos.
Durante todo o dia passamos por varias situações que nos arremetem a uma nova idéia ou a uma nova frustração. Se estivermos motivados por algo que nos despertou durante a noite, se lemos um livro, ou ainda quando escutamos uma pessoa experiente, as vezes caímos o risco de esquecermos pois algo novo já está diante de nós.
São mais ou menos três horas da manha, porém, não consigo dormir. Já rezei bastante mais cedo da noite, logo depois assisti um filme na televisão, e mais um filme e mesmo assim o sono não chegou. Então me veio à ideia de escrever. Mais escrever o que? Sei lá, são tantas coisas que passam pela cabeça que não saberia dizer por onde começar.
Sabe! O ser humano é tão misterioso que nem de longe ele se compreende e é bom que seja assim. Porque ficaria sem sentido nossa existência. Agente começa a desenvolver dentro de nós tantas coisas boas, o pensamento vai tão longe que ficamos procurando por onde ele anda. Às vezes estar tão distante que nem nos damos conta de nós mesmos. Não faz mal. O que faz mal é quando esses sentimentos são destruidores dentro de nós. Quando eles nos fazem refletir, analisar a vida, perceber o que há de melhor em nós, nas outras pessoas, isso é crescimento, amadurecimento pessoal.
Enquanto eu estava rezando ia pensando no motivo da minha oração, ou seja, rezava pedindo a Deus que realizasse algo, mas depois de alguns instantes comecei a entender que deveria rezar para que tudo se tranqüilizasse dentro de mim. Quando percebi este sentimento fui esquecendo o motivo pelo o qual eu estava orando e passei a alargar minha forma de ver a oração, ou seja, entendi que deveria orar para que Deus fizesse o seu querer em minha vida. Deus já cuidou de tudo para o meu futuro. Eu só preciso está aberto e aceitar o que vier, pois o que for melhor para mim é o que Deus quer fazer por mim.
No dia-a-dia lidamos com diversas situações. Situações estas que nos permitem aprender e a observar a vida ao nosso redor, discernir o que estar por detrás dos acontecimentos para nos fazer entender o mundo do qual fazemos parte.
Às vezes temos a mania de achar que Deus não esta nos escutando, só porque não nos atendeu como queríamos ser atendidos. O que acontece é que Deus não pensa como nós. Já pensou se ele atendesse tudo o que nós pedimos. Seria um desastre para nós. Para nós parece que o que pedimos é o melhor. Porém, se analisarmos bem, nem sempre o que pedimos é o que realmente precisamos. Daí se não precisamos porque queremos? Queremos porque não sabemos o que é melhor. Deus sim, sabe o que  realmente é o que é melhor. Como fazer então para descobrir? Simples, basta ter um pouco de paciência, aguardar as demoras de Deus. Mas afinal, o que é essa demora de Deus? Essa demora é o tempo necessário para que entendamos e percebamos o quanto Deus nos ama e que reservou o melhor para nós.
Isso parece difícil de compreensão para algumas pessoas. E realmente não é tão fácil. É preciso buscar o senhor, observar como ele tem feito com os seus servos e tentar ter um encontro pessoal com ele, pois ele revela aos seus amigos o que tem de melhor, ou seja, se torna intimo dos seus. E para os que são íntimos tudo se torna mais fácil de ser compreendido.
Deus não quer decepcionar ninguém. Quer, entretanto, nos possibilitar a oportunidade se crescermos, nos tornarmos homens e mulheres de entendimento fortalecido. Sem nos deixarmos levar por qualquer vento que passe. Grande é a sabedoria de Deus que se utiliza dos mínimos detalhes para que sejamos felizes. Quem de nós tem o direito de rejeitar tudo isso? Seria muita ingratidão.
Como é bom saber que temos um Deus que nos ama até as ultimas conseqüências. Ele não dorme nem de noite nem de dia só para cuidar de nós. É como um guarda que faz sentinela na cidade. O que queremos mais? Se ele já nos dá tudo do que precisamos? Temos motivos de sobra para estarmos gratos, felizes e com o coração cheio de gratidão por este Deus que ama os seus filhos, mesmo que não mereçamos o seu amor tem nos cumulado com seus benefícios.

Professor Valdeni Cruz        
                              
                                        

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...