segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vejam como anda o Projeto cinturão digital do Ceará

Cinturão Digital do Ceará está funcionando, segundo Etice


  
cinto
56 pontos de acesso do CDC espalhados pelo Estado já possuem acesso integral à Internet banda larga

O Cinturão Digital do Ceará (CDC) já está em pleno funcionamento. Quem garante é o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho.
Segundo ele, os 56 pontos de acesso do CDC espalhados pelo Estado já possuem acesso integral à Internet banda larga. Na região, todas as antenas estão em operação.
Apesar da obra ainda não ter sido inaugurada oficialmente, escolas, delegacias, hospitais e outros prédios públicos já podem utilizar os serviços do Cinturão Digital sem restrições. O acesso ocorre através de redes WiMax, que disponibilizam sinais de Internet de alta velocidade através de ondas de rádio.
ATRASO - Originalmente, a conclusão da instalação do Cinturão Digital do Ceará estava prevista para o primeiro semestre de 2010, mas as obras passaram cerca de cinco meses paralisadas por ordem da Justiça.
CIDADES - Entre as cidades que já são atendidas pelo CDC estão Acarape, Acaraú, Aracati, Barbalha, Canindé, Cascavel, Horizonte, Itapagé, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Milagres, Morada Nova, Nova Olinda, Nova Russas, Quixeramobim, Tauá, Tianguá, Trairi, Ubajara, Varjota e Viçosa do Ceará.
De acordo com o presidente da Etice, o próximo passo do projeto é expandir a rede de fibra ótica aos postos de fronteira da Secretaria da Fazenda do Estado, localizados nas divisas do Ceará.
Ele afirma que cidades como Campos Sales, Tianguá, Penaforte e Crato estão entre as prioridades desse processo de expansão.
Outro objetivo do Cinturão Digital, segundo Fernando Carvalho, é ampliar o acesso à Internet também para outros municípios do interior do Ceará.
“Nós já estamos conversando com várias prefeituras do Estado, e pretendemos instalar rádios de transmissão nesses pontos em breve”, declarou, em entrevista ao O Povo.
Ainda de acordo com o presidente da Etice, o próximo grande desafio do CDC é garantir a manutenção da rede de fibra ótica instalada. Fernando Carvalho antecipa que melhorar a confiabilidade do acesso e fiscalizar a situação dos equipamentos serão prioridades na gestão do Cinturão. “Não é porque as obras foram concluídas que os trabalhos irão parar. Agora que virá a parte interessante, que é a de garantir a sustentabilidade do modelo que implementamos”, diz.
86% da população - O Cinturão Digital do Ceará foi orçado em R$ 49,2 milhões, e forma um anel de mais de dois mil quilômetros de fibra ótica. O objetivo do projeto é ampliar o acesso a Internet em alta velocidade entre a população cearense, e baratear os preços desses serviços no Estado. De acordo com a Etice, a obra expande o alcance da web sem fio para 86% da população urbana cearense.
O projeto tem interesses complementares com o Plano Nacional de Banda Larga, proposto pelo Governo Federal. Para esse projeto, a Telebrás, empresa estatal que administra o programa, adquiriu 16 mil quilômetros de cabos de fibra ótica, que serão implementados em diversas regiões do País. No Ceará, cinco cidades estão entre os planos do governo federal.
O PROJETO - Cinturão Digital é um projeto que prevê a implantação de maior infraestrutura de transporte de dados em alta velocidade no Ceará, através da instalação de 2.250 quilômetros de fibra ótica em todo o Estado.
NÚMEROS CDC -
91% DA POPULAÇÃO URBANA - É quanto o governo estadual pretende atender com a ampliação do alcance do CDC;
2.250 km de fibra ótica foram usados para ligar a rede do Cinturão Digital;
R$ 49,2 milhões de reais - Foi quanto custou a implantação do Cinturão Digital, segundo site da Etice;
55 cidades no interior, além de Fortaleza, receberam pontos de acesso ao Cinturão Digital
Com informações da Etice

http://www.revistacentral.com.br

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...