quinta-feira, 16 de junho de 2011

Merenda escolar contribui para melhoria na educação

Produtos da agricultura familiar servem para enriquecer o cardápio nas unidades escolares do Município
Canindé O Município registra melhoria no desempenho dos alunos, confirmado pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), com um incremento de 12% de estudantes alfabetizados na idade certa. A melhoria também é verificada na faixa de ensino do 5º ao 9º ano.

A secretária de Educação do Município, Rosemary Cardoso Herculano, destaca algumas medidas que contribuem para os indicadores positivos. Entre elas está a oferta de merenda escolar de qualidade, com cardápio diversificado e nutritivo.

Novo cardápio
A merenda escolar servida na região segue um atendimento nutricional em todos os estabelecimentos de ensino, na sede e zona rural. São 149 escolas de Ensino Fundamental com oferta de uma refeição por dia em cada turno, para 12.632 estudantes. Nos 29 Centros de Educação Infantil da sede e zona rural, são duas refeições para cada um dos 3.339 crianças de idades que variam entre 2 e 5 anos, além de cinco berçários que abrigam menores de 6 meses a 2 anos.

Os 289 alunos da Educação de Jovens e Adultos também recebem os complementos alimentares. "Em Canindé, oferecemos, além de alimentos frescos e saborosos, um cardápio variado e nutritivo todos os dias´´, salienta Rosemary Cardoso Herculano.

Segundo ela, em 2011 a Prefeitura incluiu novos produtos da agricultura familiar e aumentou a oferta de frutas e verduras na merenda escolar em 30%, atendendo a Lei 11.947 de 16 de junho de 2009. "Os alunos das escolas municipais recebem fruta semanalmente e as verduras e hortaliças estão presentes no cardápio no mínimo duas vezes por semana", afirma a nutricionista Erivângela Gomes Rocha. "Estamos adquirindo banana, goiaba, mamão, laranja, beterraba, batata doce, jerimum, cenoura, chuchu, macaxeira, cheiro verde, tomate, pimentão e feijão verde´´, explica.

A coordenadora da Alimentação Escolar do Município, Karlinda Cídio Mendes Coelho, explica que outros gêneros alimentícios são distribuídos para as escolas e Centros de Educação Infantil. "O consumo de alimentos enlatados e produtos industrializados está diminuindo. Já retiramos esses alimentos das escolas e creches da sede e substituímos por produtos de melhor aceitação dos alunos. Nossa meta é tirar também do cardápio os enlatados da zona rural´´, afirma a coordenadora.

Antônio Carlos AlvesColaborador

http://diariodonordeste.globo.com

Um comentário:

claudia lulkin disse...

Que ótimo, parabéns!
Sou nutricionista na Secr de educação em Alto Paraíso de Goiás e estamos comprando da agricultura familiar, que ofertou banana, laranja e mexerica, já que é somente no período da seca que as hortaliças são produzidas.
Fiquei curiosa com o cardápio.
Qual é a refeição ofertada na manhã????
Agradeço sua atenção.
Nutr Claudia Lulkin

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...