quinta-feira, 16 de junho de 2011

INSATISFAÇÃO HUMANA

Às vezes me pergunto: porque será que o ser humano é tão insatisfeito? Porque serão os tantos contratempos? O ser humano é tão pequeno, tão limitado... Porém, precisamos entender que ele é tão grande que precede a todos outros seres criados por Deus.
Um sentimento me passou pela mente. Se Deus é incompreensível, para as pessoas que não o buscam, assim também é o ser humano. Pois foi criado a imagem e a semelhança de Deus. Daí a capacidade e inteligência da qual o homem tem posse.
Muitas vezes fico me perguntando: porque será que somos tão inconstantes, tão dependentes, tão desconfiados?
Às vezes amamos muito, outras odiamos e outras vezes nenhuma nem outra. Está tudo bem e só. Não é verdade. Ou o ser humano está bem ou está mal. Parece uma coisa, procuramos motivos para tudo. Achamos umas coisas feias e outras bonitas; o sol está muito quente ou estão muito frio; as pessoas são chatas etc. Muitas vezes nos maldizemos porque não temos trabalho, não temos dinheiro, não temos carro, casa boa, comida roupa etc. Se temos tudo nos cansamos também. Somos levados pelo consumismo. Compramos, jogamos fora e compramos novamente e o ciclo se repete. Não dá pra entender.
Ainda há muitas pessoas que se queixam porque se dizem feias, falta algo aqui ou ali. Outras são estrelas de cinema e mesmo assim sentem-se desprezadas o que será que realmente acontece com o ser humano?
Como bom observador tenho visto que as pessoas procuram estar bem para os outros, nunca estar bem para si mesmas, para alegrar a si próprias. Esse tipo de pessoa tende a passar por algumas insatisfações durante sua vida, pois cada vez que não tiver ao agrado dos outros sentir-se-a decepcionada.
Não podemos viver pelos outros. Devemos estar bem para sermos nós mesmos. Defender nossos gostos, nossas idéias. Temos que compreender que as pessoas podem nos elogiar, mas também nos discriminar, fingir ou ainda nos matar dependendo de quem possa ser. Não devemos nos revelar para os outros completamente. Precisamos ser discretos e inteligentes. A vida é muito importante. Não podemos desperdiçar as oportunidades de crescermos como pessoas, como cidadãos, como filhos de Deus.
Não deve ser pretensão do homem se tornar grande. Ele precisa fazer o que tem que ser feito desde que ele não passe por cima dos outros e não seja desonesto. Deus deu a todos os seres a graça de ser feliz, de encontrar a felicidade. Porém, nós muitas vezes frustramos esse plano, por incompetência ou por desleixo.
Aprendi algo que não me esqueço: o que Deus reservou para cada um de nós pode estar certo, a nós virá. Cabe a nós descobrir onde está. Descobrindo fazer valer a conquista. Uma vez conquistado, não perder de vista. Deus é fiel. Ele não falha nunca. Somos nós que falhamos. Precisamos trilhar o caminho da luz, verdade e sabedoria. Ele nos mostra os segredos de uma vida plena, cheia de bênçãos e de alegria. Do contrário, se nos deixarmos levar pelas trevas do ódio, do desamor, do preconceito, seremos incapazes de perceber a beleza de Deus, manifestada na própria vida.
Particularmente, nada me encanta mais do que ver o sorriso de uma criança. Nela percebo a singeleza de Deus, a pureza, o amor, indefesa e os cuidados que o cercam. Assim é quando nos deixamos levar pelos cuidados do pai do céu. Ele é demais! Nem nos damos conta de quanto somos amados. Não podemos lavar em consideração o mal das pessoas, o que pensam de nós. Deus não dá à mínima. Ele apenas sorrir e nos vê como crianças. Não é o máximo? Eu acho.
A vida não pode ser encarada de qualquer jeito. Tem gente que tem o prazer de dizer que está arrasado. É um infeliz. Não devemos fazer do dia-a-dia um pesadelo. É vedade, tem dia que agente tem maiores preocupações, mas esses mesmos dias estão repletos de significados que nos fazem ver as coisas de outra forma, nos ensina, nos encoraja... .
Há dias que não encontro motivos pra me alegrar. Assisto televisão, leio a Bíblia, leio qualquer outra coisa e não me sinto bem. Daqui a pouco me vem à vontade de ir a algum lugar. Então dou uma saidinha. Vou ao açude, ou apenas dar uma volta sem qualquer importância, ou quase sem importância. Porque basta sair de onde estou para tudo mudar de figura. O que era já não é. É alguém que encontro que nunca mais havia visto, é o por do sol que contemplo de forma reflexiva é a lua que está nascendo antes do sol se pôr...  .Quer dizer, os problemas se não se foram, mas perderam o sentido. E o que não sabemos é que muitas vezes é ali que vamos encontrar a solução. Sacou? Pois é, Deus não nos dá uma cruz que não possamos carregar, nem tão pouco um problema que não possamos resolver. A questão é: somos imediatistas, inseguros de nós mesmos, desanimados, aborrecentes e mal agradecidos. Se olharmos por outro lado, compreenderemos direitinho que somos molengas, preguiçosos e covardes. Se fizermos diferente, sentiremos imediatamente o quanto somos capazes de descobrir o novo, de sermos melhores.
Jesus, quando veio a essa terra foi um fenômeno. Milhares de pessoas queriam ver quem era ele, porque era tão feliz, tão convincente, tão cheio de amor... .Ora Jesus era simplesmente o Deus vivo. A vida era aquela. Por isso se manifestava daquela forma. Poucas pessoas viviam daquele jeito. Por isso poucas pessoas entendiam o que Jesus vivia. Quando ele começou a ensinar, povo começou a sentir que poderia viver novamente ou na maioria das vezes começarem a viver. Jesus ensinou como viver, como ser feliz. Logo eles começaram a entender e diziam: Eu estava morto e revivi. Exclamação profunda, não? Pois é! Jesus dizia: olhai para os lírios do campo... Porque que ele dizia isso? Hoje, quase todos olham para os bens, os prédios, os carros, o dinheiro... Trás felicidade? Talvez! Não! Claro que não! Fosse assim, muita gente seria gente. O que se vê é doenças, morte, depressão e coisas semelhantes... .Precisamos ouvir o conselho de Jesus. Ele sim tem a vida de verdade.
Quando diz: venham vós todos que estais cansados, é porque sabe das misérias do homem, que mesmo que tenha tudo não tem nada. Está fora dele então! Pobre ser humano, que pensa ser e se sentir alguma coisa. Quanto mais nos conhecemos, mais reconhecemos nossa fragilidade e incapacidade de fazermos alguma coisa por nós mesmos. Pode-se perceber a luta da medicina para curar determinadas doenças. Quando consegue a cura para algum tipo de doença outra já tem surgido.
Nas últimas décadas temos sido testemunha do progresso tecnológico e da ciência que muda o mundo de forma violenta. Entretanto, não conseguimos avançar no amor aos irmãos, na caridade etc. Pense comigo: do que adianta tanta novidade, se a mais importante das novidades que é o ser humano e está morrendo nas calçadas, nas drogas, de fome, sem moradia. Será que estamos tendo progresso realmente?
Os grandes homens da história, ou seja, aqueles que são considerados santos ou profetas diziam: enquanto os homens não se amarem e não reconhecerem a fonte de todo bem, tudo será em vão. E estamos constatando com os nossos próprios olhos. O egoísmo humano tem dominado o mundo. Ninguém está preocupado com ninguém. Parece que estamos vivendo aquele velho ditado: cada um por si e Deus por todos, ou seja, salvem-se quem puder.
Depois de questionar as coisas e situações, é quase impossível alguém não entender que a razão de todos os males é o endurecimento do coração do homem, em não querer ceder espaço no seu coração para que Deus possa ser a razão de sua existência. Quanta ignorância de nossa parte. Até quando queremos sofrer? Basta! É hora de soltarmos as armas e deixar Deus fazer tudo novo em nós. Só temos a ganhar: DEUS.

 Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...