quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CRIMINALIDADE A SOLTA


Professor Valdeni Cruz

Quando falamos de violência, muitas vezes imaginamos os grandes centros urbanos. Isso porque a mídia está sempre mostrando as diversas realidades ocorridas diariamente pelo país fora. Seja violência no transito, contra a mulher, assaltos, trafico, entre outros. Achamos que isso só esta acontecendo lá, bem longe de nós. Entretanto, não é bem verdade. Aqui mesmo em nossa cidade pequena e interiorana, conhecida como Pentecoste, no Estado do Ceará, não fica fora desta realidade. Só neste ano de 2012 já aconteceram diversos assassinatos, assaltos e alguns casos seguidos de mortes, roubos e o caso que mais repercutiu foi a assalto ao Banco do Brasil, onde a cidade foi pega de surpresa deixado-a de ajoelhada diante de uma turma de assaltante colocando a cidade em pânico. Os bandidos armados e muito bem articulados colocaram artefatos explosivos dentro do banco para explodir o cofre e dessa explosão quase que destruíram o banco. Era como num filme, mas era real. As pessoas trancadas em suas casas e os bandidos correndo nas ruas com escopetas e fuzis apontadas para as casas e todos apavorados dentro de suas casas. A segurança do município, esta ficou acuada dentro da delegacia sendo alvejada por tiros. As viaturas ficaram pipocadas de tiros e os policiais sem poderem esboçar nenhuma reação.

Esta, claro, não é uma realidade somente aqui no nosso Estado ou em minha Cidade, mas uma realidade em nível de Brasil. Porém, nós mesmos muitas vezes ficamos admirados com o que acontece lá fora e acabamos esquecendo o que acontece ao nosso redor. Na realidade estamos ficando refém do medo que toma conta de todos. Ninguém sai mais segura de casa para ir a nenhum lugar. Estamos sempre desconfiados de que algo possa acontecer.

Creio que o Brasil precise tomar uma postura que melhores as condições de segurança. Do contrário, vamos pagar um preço muito alto.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...