segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ESCOLA ETELVINA REALIZA 1º DIA DE PROVAS DO SPAECE 2012

Professor Valdeni Cruz




Imagem do Google
                                  


Nesta segunda, 19 de novembro, iniciou-se as provas do SPAECE 2012. Durante estes estes três dias serão realizadas provas para alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensimo Médio da Escola Etelvina Gomes Bezerra.
Hoje foram realizadas provas com os alunos do 1º ano. Amanhã será a vez do 2º e na quarta e na quinta-feira, será a vez dos alunos do 3º ano. 
Este ano houve alguma mudanças. Entre estas mudanças podemos citar que os alunos do 3º ano terão que fazer provas da área das humanas. Em anos anteriores os alunos faziam provas somente de Português e Matemática. Vemos como uma novidade boa, pois assim, os alunos também podem usar seus conhecimentos em outros assuntos que não português e matemática somente. Outa mudança é quanto a redação. Este ano os alunos também terão que fazer uma redação, o que não ocorria em anos anteriores.

Desejamos portanto, muito sucesso aos nossos meninos e meninas que irão fazer esta prova.

Alunos da Escola Etelvina



SAIBA UM POUCO MAIS O QUE É O SPAECE

    O que é o SPAECE?

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando desde 1972, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE. Esse Sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.
Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – SPAECE – Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).

O que a educação do Ceará ganha com o SPAECE?

O conjunto de informações coletadas pelo SPAECE permite diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o estado, produzindo resultados por Aluno, Turma, Escola, Município e CREDE. Ao mesmo tempo os resultados têm servido de base à implementação de políticas públicas e de novas e criativas práticas pedagógicas nas escolas e municípios. O SPAECE tem se tornado um instrumento essencial para promover o debate público e favorecer a promoção de ações orientadas para a melhoria e a democratização do ensino, capazes de garantir, a todos, igualdade e oportunidades educacionais.

Como podem ser utilizados os resultados?

Podem ser utilizados pelas diversas instâncias do sistema de ensino. Pelos gestores da instância central na formulação, reformulação e implementação de políticas, programas e projetos. No âmbito das unidades escolares, pelos diretores, especialistas, professores e pais na revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político-pedagógico da escola que garantam o alcance de metas estabelecido, aumentando o padrão de qualidade e equidade da educação ofertada.
A participação de todos os envolvidos, sobretudo, dos Diretores e Professores é fundamental para o sucesso dessa avaliação, desde a aplicação à divulgação dos resultados.

FONTE: Governo do Estado do Ceará, SEDUC, CAED.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...