sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mano Menezes é demitido da seleção brasileira


Decisão foi tomada em reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (23) na sede da FPF


Mano Menezes não é mais técnico da seleção brasileira. Uma reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (23), na sede da Federação Paulista de Futebol, definiu a saída do treinador. Participaram da reunião o presidente da CBF, José Maria Marin, e Andrés Sanchez, diretor de seleções da entidade.
Mano MenezesMuito ligado a Mano desde a época em que este era treinador do Corinthians, Andrés Sanchez ainda não revelou se continuará ou não com seu cargo na CBF. Ainda nesta sexta-feira (23), ele dará uma coletiva de imprensa, às 17h (de Brasília), para esclarecer a situação e comentar sobre o futuro da seleção. A nova comissão técnica será anunciada no início de janeiro.

Nem mesmo o título do Superclássico das Américas, vencido nesta quarta-feira (21), melhorou a imagem de Mano perante Marin. Para o presidente, o treinador nunca foi o preferido, dado que ele ainda havia sido escolhido na época em que Renato Teixeira era o comandante supremo.

A trajetória de Mano na seleção foi bastante conturbada. O treinador não conseguiu resultados expressivos contra equipes mais tradicionais (foram derrotas para Argentina, duas vezes, França e Alemanha) e também foi muito mal em competições oficiais, como Copa América e Olimpíadas. Na primeira, caiu diante do Paraguai nas quartas de final. Em Londres, ficou com a prata. Foram 102 jogadores convocados desde o dia 10 de agosto de 2010, quando estreou no Brasil.

Depois de obter sucesso à frente do Corinthians (onde ganhou a Série B, Copa do Brasil e Paulista), Mano aceitou o convite de assumir a vaga de Dunga na seleção brasileira, no dia 24 de julho de 2010. Ele, porém, não era a primeira opção da CBF, que negociou antes com Muricy Ramalho, então no Fluminense. Embora o atual comandante do Santos tenha aceitado o convite, a equipe carioca vetou a liberação

Ao assumir, ele recebeu a missão de renovar o elenco após as duras críticas sofridas durante a Copa do Mundo de 2010. A intenção era apagar os rastros de Dunga. Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas. Embora tenha apostado em jovens, por vezes chamou de volta astros como Ronaldinho Gaúcho e, mais recentemente, Kaká. No entanto, o símbolo dessa nova geração foi Neymar, principal jogador da era Mano e artilheiro, com 17 gols em 27 jogos.

A CBF ainda não anunciou quem será o substituto, que terá que preparar uma seleção competitiva em pouco tempo. Os favoritos, no entanto, são Muricy Ramalho, Luiz Felipe Scolari e Tite. A missão será preparar a equipe para a Copa das Confederações no Brasil em 2013 e a Copa do Mundo, em 2014.

http://esportes.r7.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...