quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Igreja de Inglaterra votou contra mulheres bispos


Arcebispo cessante de Cantuária é uma das vozes a favor de mulheres bispos
Arcebispo cessante de Cantuária é uma das
vozes a favor de mulheres bispos
 (Reuters)
A Igreja de Inglaterra rejeitou a possibilidade de as mulheres poderem ser ordenadas bispos. Ainda que tenha recebido o apoio da maior parte da hierarquia e do clero – incluindo do actual e do próximo arcebispos de Cantuária – a proposta não teve a necessária maioria no colégio que representa os fiéis.


Para ser aprovada, teria de ter o apoio de dois terços de cada um dos três colégios que compõem o Sínodo Geral da Igreja de Inglaterra: bispos, clero e fiéis. Os dois primeiros pronunciaram-se claramente a favor da reforma. Já no colégio que representa os fiéis, ainda que tenha recebido uma clara maioria, ficou abaixo dos dois terços necessários: 132 votos “sim”, 74 votos “não”.

A decisão foi tomada na terça-feira, após horas de debate no Sínodo Geral da igreja mãe de mais de 80 milhões de anglicanos. O tema divide e é motivo de discussão há mais de 20 anos. Em 1982, a igreja começou a ordenar mulheres como sacerdotes. 


A votação de ontem foi um revés para os progressistas e para primaz da Igreja de Inglaterra, Justin Welby, que inicia funções em Dezembro. É um defensor do “sim”, tal como o arcebispo cessante, Rowan Williams. Os bispos devem reunir-se nesta quarta-feira para avaliar as consequências do voto negativo. 


O arcebispo primaz da Igreja de Inglaterra é o chefe espiritual dos anglicanos de todo o mundo, mas as igrejas que integram a confissão anglicana têm autonomia de decisão. Nos Estados Unidos, Austrália, Canadá já são ordenadas mulheres como bispos. O mesmo acontece desde o passado fim-de-semana na África do Sul.

http://www.publico.pt

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...