segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dilma quer monitorar ministérios em tempo real


Em reunião nesta segunda-feira, presidente pediu que ministros criem ferramenta online em até seis meses.
Depois de ter a imagem de seu governo marcada por escândalos de corrupção em diversos ministérios, a presidente Dilma Rousseff decidiu anunciar uma medida que, na melhor das hipóteses, é ingênua. E na pior, puro marketing. Para cobrar resultados e mais eficiência no desenvolvimento de programas federais em 2012, a presidente pediu a cada ministro que crie uma ferramenta de monitoramento online de todos os programas do Executivo. O pedido foi feito nesta segunda-feira, na primeira reunião ministerial do ano. Com isso, ela pretende checar o andamento dos projetos em tempo real e pedir correções, em caso de falhas.
Pelos planos da presidente, deverão ser monitorados, por exemplo, convênios com prefeituras e organizações não-governamentais (ONGs). Irregularidades em contratos com esse tipo de entidade foram motivo da queda de alguns dos sete ministros afastados em 2001, como Orlando Silva, que comandava a pasta do Esporte. O que a presidente não explicou é como vai fazer o monitoramento de milhares de contratos desse tipo firmados todos os anos pelo governo.
De acordo com a presidente, a nova classe média exige melhorias no serviço público. “O monitoramento das ações do governo é parte de um projeto revolucionário, progressista e absolutamente indispensável para a verdadeira reforma do estado”, afirmou Dilma. “Não através da demissão de servidores ou da perda de direitos previdenciários, mas através da gestão de um estado mais profissional e meritocrático”.

Luciana Marques
Veja

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...