sábado, 28 de janeiro de 2012

O RETRATO DA POLÍTICA PODRE DO BRASIL



A minissérie O BRADO RETUMBANTE parece cumprir com seu objetivo, que é o de mostrar a realidade da política brasileira. Política esta inescrupulosa e suja, a mesma que está instalada desde sempre em nosso país. Aquela política que acontece pelos corredores onde circulam os engravatados do poder. Homens inchados pelo poder e envoltos de orgulho, sem nenhum sentimento pela prática do bem comum. Um círculo de gente perversa que é capaz de qualquer coisa para tirar de linha aquele que é visto como alguém que atrapalhará seus planos maquiavélicos. São pessoas mergulhadas na corrupção de toda espécie. Aquele que surge com proposta e ideais de mudanças é visto como inimigo, uma ameaça as suas más ações, pois temem que este os desmascare. Antes que isso ocorra tratam logo de dar um fim. Arranjam crimes, forjam provas e testemunhas falsas para desmoralizar o pobre sonhador.
Na trama da TV temos dois personagens que de certo modo representa exatamente o que vemos em nosso Brasil. Por um lado temos Paulo ventura, este querendo modificar a política brasileira de seus vícios, encontra resistência. Na realidade é isto que o povo espera de um político: mudanças, honestidade e competência para gerenciar um país. Mas, em contrapartida tem o outro que é chamado de Floriano. O tal mostra com clareza como se comporta essa cambada que nós elegemos a cada 4 anos. Arquiteta os planos mais sujos para derrubar alguém se intromete em seus caminhos obscuros. É capaz de forjar documentos, comprar laranjas, ameaçar aos que não aceitam seus planos sujos. É a cópia fiel de nossos deputados, senadores, e muitos governos e prefeitos. Assistimos todos os dias nos jornais noticias que nos dão esta compreensão. Nos corredores do Palácio do Planalto está a realidade demonstrada na minissérie global. Veja quem são os que formam os grupos de partidos, as votações de leis, os interesses, tudo esta voltado para a manutenção do poder. Aprovar leis que punam os corruptos? Pra quem? Quem vai ser preso? Ora é uma incógnita.
A trama mostra o grupo de Floriano debochando do povo, quando diz que o povo é analfabeto e que estes têm amnésia, esquecerá com facilidade o político que foi acusado de corrupção. O povo fica indignado com declarações como estas, mas infelizmente ainda não aprendeu nada sobre isso e acho que ainda levará um bom tempo para aprender e tomar uma verdadeira posição mediante a estes criminosos.  A cada eleição se repete as mesmas histórias.
É triste ter que escrever um artigo como este e saber que quase não faz sentido para a maioria das pessoas por acreditarem que não tem jeito, que é lutar em vão. A maioria tem uma idéia formada e diz que qualquer um que entrar por esse caminho agirá do mesmo modo. Por pensamentos como estes é que os maus e que não tem nenhum compromisso com o povo e com a coletividade é que continuaremos vivendo subjugados a esta triste realidade.
Não podemos aceitar esta mentira e não fazer nada. Você pode fazer alguma coisa. Não nas ações errada dos outros, pense em você. Você é a diferença. Se cada um agir pela consciência iremos mudar. Talvez leve um tempo, mas mudará. Comprometa-se com esta mudança.  Ela começa dentro de cada um.

Professor Valdeni Cruz   
      

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...