sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Rússia homenageou as vítimas do Holocausto


A Rússia celebrou nesta sexta-feira, 27, o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, recordando a data em que, há 67 anos, o Exército Vermelho da então União Soviética libertou os prisioneiros judeus do campo de concentração de Auschwitz, montado pelos nazistas na Polônia.
Na capital russa, as solenidades aconteceram no Centro Comunitário Judaico e na Grande Sinagoga de Moscou. As celebrações pelo Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para a data de 27 de janeiro para marcar a tomada de um dos campos de concentração em que os nazistas cometeram as maiores atrocidades contra judeus, negros, ciganos e pessoas portadoras de deficiências físicas e mentais.
Auschwitz chegou a reunir mais de 4 milhões de prisioneiros. 2,5 milhões deles morreram nas câmaras de gás e 500 mil morreram das mais variadas doenças, a maioria delas inoculadas pelos nazistas que utilizavam os prisioneiros em inúmeras experiências científicas.
Na tarde de 27 de janeiro de 1945, um sábado, o Exército Vermelho da União Soviética tomou Auschwitz e encontrou, apenas, três mil prisioneiros. Os nazistas, sabedores que os soviéticos haviam desencadeado ofensiva para tomar seus campos de concentração nos países eslavos, determinaram a sua desativação e o massacre do maior número possível de prisioneiros para que não fossem encontrados vestígios das suas atrocidades. Auschwitz foi apontado como o maior e mais terrível campo de extermínio do regime de Adolf Hitler. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia. Auschwitz-Birkenau foi criado em 1940, a cerca de 60Km da cidade polonesa de Cracóvia. Concebido inicialmente como centro para prisioneiros políticos, o complexo foi ampliado em 1941 para que fossem eliminadas todas as pessoas que os nazistas consideravam impuras tais como judeus, negros, ciganos e portadores de deficiências.
Para matar os prisioneiros, os nazistas os concentravam em câmaras nas quais colocavam o gás altamente tóxico Zyklon B, usado para matar ratos e desinfetar navios. Quando liberado e entrando em contato com o ar, libera substâncias que matam em minutos as vítimas da sua inoculação.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...