quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sempre surpreendido com o novo

Ontem publiquei aqui um artigo sobre o retorno às aulas. Hoje comento sobre esse retorno. Como disse no artigo anterior, é sempre uma expectativa o início do ano letivo, pois ficamos aguardando o primeiro contato com nossos alunos para sabermos qual é a primeira impressão.
Para surpresa minha estou muito feliz com os alunos que recebi hoje. Alunos do 8º e do 9º ano. Meninos atentos e com o desejo de serem melhores e de atingirem seus objetivos. Ao ser pedido para que eles redigissem um pequeno texto sobre seus sonhos para 2012, foi possível perceber seus desejos e suas ansiedades. Após o termino deste texto pude constatar que a maioria tem o desejo de alcançarem seus objetivos, mas percebi também que muitos desejam um lar mais harmonioso. Eles diziam que além de quererem melhorar sua aprendizagem, sonhavam também com a paz em suas famílias. Isso é um sinal de que a família anda meio desajustada.
Pude conversar com eles por um longo tempo sobre diversos assuntos, mas a ênfase maior foi sobre a importância da educação em suas vidas. Dizia a eles que somente a educação pode abrir os horizonte para que eles vivencie um futuro melhor. Falava sobre os riscos que corremos hoje de sermos destruídos pelos males presentes na sociedade, como por exemplo, as drogas, a bebida, prostituição, etc. Comentava ainda com eles sobre a possibilidade de viverem uma vida de sucesso. Motivei-os a não desanimarem por nada nem por ninguém. Que tinham que perseguir o foco. Ainda falei de minha própria trajetória de vida. Dificuldades que vivi em minha vida para chegar a onde cheguei. 
Sendo assim fui surpreendido com o novo de hoje. Deus prepara sempre o melhor quando estamos determinados a fazer o melhor.
Precisamos incentivar aos nossos alunos a sentirem-se como águias que voam alto para vislumbrar do alto toda a beleza e esplendor da natureza. Devemos tirar a ideia de pequinês das mentes destas nossas pérolas. Eles realmente podem e vão chegar lá. Os mais descrentes podem dizer: onde eles vão chegar? Ora no lugar que está determinado a cada um. Não foi assim que aconteceu com você e com muitos de nós? No seu tempo você não declara para os quatro ventos que sofreu muito para chegar onde chegou? Pois do mesmo modo eles também enfrentam os desafios de seu tempo. É possível sempre. Há sempre um tempo e um propósito debaixo do céu para cada coisa. 
Uma coisa é certa: Deus está no controle de tudo. Portanto, se levarmos em consideração todas essas realidades seremos vencedores e veremos muitas vitórias sendo alcançadas por essas nossas crianças que muitas vezes pedem socorro a nós que estamos lidando com suas vidas diariamente.

  Sejamos a diferença.     


Parabéns a todos da Escola Vicente Feijó de Melo. Preciso dizer que naquele Bairro de Santa Inês tem muitas pérolas escondidas esperando apenas para serem lapidadas.

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...