terça-feira, 22 de maio de 2012

Cachoeira diz que não falará nada em depoimento à CPI


BRASÍLIA, 22 Mai (Reuters) - O empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, compareceu nesta terça-feira à CPI que investiga as ligações que manteve com políticos e empresários, e logo no início de seu depoimento anunciou que não falará nada à comissão.

"Estou aqui como manda a lei para responder o que for necessário e, constitucionalmente, eu fui advertido pelos advogados para não dizer nada", afirmou.

Cachoeira, preso desde fevereiro acusado de comandar uma rede de jogos ilegais, motivou a CPI mista instalada no mês passado e seu depoimento estava sendo aguardado desde a semana passada.

O empresário deveria ter ido à CPI no dia 15, mas seu depoimento foi suspenso após decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a um pedido da defesa que argumentou não ter tido acesso ao material sobre Cachoeira.

O empresário anunciou que não falaria atendendo a orientações de seus advogados. Ele alegou que só responderia às perguntas dos parlamentares após uma audiência no processo que responde na Justiça.

"Eu não falarei nada aqui, somente depois da audiência que nós vamos ter no juiz que, se por ventura achar que eu deva contribuir, pode me chamar que eu virei para falar", acrescentou.

Diante das negativas de Cachoeira em responder aos questionamentos, os parlamentares chegaram a propor uma sessão fechada, mas o empresário disse que nem assim responderia às perguntas.

"Estou respondendo a um inquérito na Justiça e antes disso eu não quero falar ... não vou falar", reiterou o empresário que lembrou que seus advogados pediram a marcação de uma data diferente para o depoimento. "Quem forçou isto (o depoimento) foram os senhores."

O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), abriu mão de interrogar Cachoeira e o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), abriu para as perguntas dos demais membros.

(Reportagem de Jeferson Ribeiro)

reuters.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...