Vale a pena relembrar.
Leia em frases a Audiência geral do Papa Bento XVI.
O que o Santo Padre falou sobre o Ano sacerdotal, aos peregrinos reunidos na praça de São Pedro, no dia 19 de junho?
“Dever dos padres são Evangelho e Sacramentos, não mudar o mundo”.
Afirmou o Papa durante o curso da audiência geral. “Alguns (eclesiásticos) pensaram que o principal dever fosse o de construir, antes de tudo, a justiça social”. A essência do sacerdócio, é, pelo contrário, o anúncio do Evangelho e a Eucaristia.
O anúncio do Evangelho e a eucaristia devem ser os “elementos sempre essenciais” do ministério sacerdotal.
“Anúncio e poder, isto é, Palavra e Sacramento”, “os dois pilares fundamentais do serviço sacerdotal, para além de suas possíveis e múltiplas configurações”, sem os quais “se torna muito difícil compreender a identidade do presbítero e de seu ministério na Igreja”.
Bento XVI: Audiência, “Anúncio e poder” as “colunas” do sacerdócio.
“Se produziu aqui e ali a impressão de que na missão dos sacerdotes no nosso tempo havia outras coisas mais urgentes; alguns pensavam que se devesse em primeiro lugar construir uma sociedade diferente”.
“Quando não se tem em conta díptico consagração-missão, torna-se muito difícil compreender a identidade do presbítero e seu ministério na Igreja”.
Definindo o padre
“O padre é “um homem convertido e renovado pelo Espírito, um homem de unidade e verdade, consciente dos próprios limites e da extraordinária grandeza da vocação recebida, que é a de contribuir para expandir o Reino de Deus até os extremos confins da terra” (Papa Bento XVI).
“O sacerdote é um homem todo do Senhor, pois é Deus mesmo a chamá-lo e a constitui-lo no seu serviço apostólico”.
Essas foram algumas palavras do Papa nesta audiencia.
Oremos pela santificação do clero e pelas vocações sacerdotais. Nossa Senhora, São José e São Miguel, rogai por nós, pela Igreja, por santos leigos, santas freiras e santos sacerdotes.
Ezequiel Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário