quinta-feira, 24 de maio de 2012

“Dever dos padres são Evangelho e Sacramentos, não mudar o mundo” (Papa Bento XVI)


 
  Vale a pena relembrar.
   Leia em frases a Audiência geral do Papa Bento XVI.
   O que o Santo Padre falou sobre o Ano sacerdotal, aos peregrinos reunidos na praça de São Pedro, no dia 19 de junho?
   “Dever dos padres são Evangelho e Sacramentos, não mudar o mundo”.
   Afirmou o Papa durante o curso da audiência geral. “Alguns (eclesiásticos) pensaram que o principal dever fosse o de construir, antes de tudo, a justiça social”. A essência do sacerdócio, é, pelo contrário, o anúncio do Evangelho e a Eucaristia.
   O anúncio do Evangelho e a eucaristia devem ser os “elementos sempre essenciais” do ministério sacerdotal.
   “Anúncio e poder, isto é, Palavra e Sacramento”, “os dois pilares fundamentais do serviço sacerdotal, para além de suas possíveis e múltiplas configurações”, sem os quais “se torna muito difícil compreender a identidade  do presbítero e de seu ministério na Igreja”.

Bento XVI: Audiência, “Anúncio e poder” as “colunas” do sacerdócio.
   “Se produziu aqui e ali a impressão de que na missão dos sacerdotes no nosso tempo havia outras coisas mais urgentes; alguns pensavam que se devesse em primeiro lugar construir uma sociedade diferente”.
   “Quando não se tem em conta díptico consagração-missão, torna-se muito difícil compreender a identidade do presbítero e seu ministério na Igreja”.
   Definindo o padre
   “O padre é “um homem convertido e renovado pelo Espírito, um homem de unidade e verdade, consciente dos próprios limites e da extraordinária grandeza da vocação recebida, que é a de contribuir para expandir o Reino de Deus até os extremos confins da terra” (Papa Bento XVI).
   “O sacerdote é um homem todo do Senhor, pois é Deus mesmo a chamá-lo e a constitui-lo no seu serviço apostólico”.
   Essas foram algumas palavras do Papa nesta audiencia.
   Oremos pela santificação do clero e pelas vocações sacerdotais. Nossa Senhora, São José e São Miguel, rogai por nós, pela Igreja, por santos leigos, santas freiras e santos sacerdotes.
       Ezequiel Rocha

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...