domingo, 20 de maio de 2012

Manifestação em Manaus pede que Dilma Rousseff vete o Código Florestal


Pelo menos dez faixas foram espalhadas em vários pontos da cidade pedindo que a presidente vete o novo código. Outras cidades do País fizeram protestos semelhantes.
[ i ]Manifestantes colocaram faixa na Ponte Rio Negro











Manaus - Neste domingo (20), Manaus amanheceu com mais de 10 faixas espalhadas em passarelas, viadutos e passagens de nível, que reivindicavam o veto ao novo Código Florestal, alterado pelos deputados da bancada ruralista, mas que está sob análise da presidente Dilma Rousseff e deve ser aprovado, ou não, até sexta-feira (25).
Com a frase “VetaDilmaVez” e “Veta Tudo Dilma”, as faixas foram criadas por ambientalistas e adeptos à causa que querem impedir a aprovação do novo Código, visto pelo movimento como um retrocesso na legislação ambiental. A manifestação já acontece em diversas cidades do país.
“ Manaus foi a primeira a iniciar o protesto, poisà meia-noite as faixas já estavam espalhadas pela cidade. Nosso objetivo é mobilizar a sociedade para que ela participe dessa decisão. Se aprovado, vamos retroceder, pois ele dá brecha para o desmatamento e diminui áreas de proteção”, explicou um dos participantes do movimento que preferiu não se identificar para evitar represálias, já que não houve permissão da Prefeitura para expor as faixas.
Em Manaus, o ato pode ser visto em pontos como as passarelas das avenidas Torquato Tapajós, Djalma Batista, Darcy Vargas, rua Recife, viaduto do Coroado, dentre outros. De acordo com o ambientalista, os interessados podem aderir à causa expondo sua faixa em algum ponto da cidade. Ele afirmou ainda que as manifestações se estenderão até o parecer da presidente.
A presidenta Dilma tem até o dia 25 deste mês para sancionar ou vetar – parcial ou totalmente – o texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados. O texto do Congresso Nacional chegou à Casa Civil no último dia 7.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...