quarta-feira, 9 de maio de 2012

Educação no Ceará - Projeto integra ações para qualificação do Ensino Médio


jovemO Projeto Jovem de Futuro, lançado nesta quarta-feira (9) no Palácio da Abolição, tem como maior desafio diminuir em um terço a distância entre o atual Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ceará e o ideal, o índice 6, em 5 anos. O projeto é integrado ao Governo Federal e Instituto Unibanco e busca qualificar a gestão e conclusão do Ensino Médio. “Jovem de Futuro não é um modelo que vem substituir, mas sim integrar as diversas ações do Estado em prol de melhores condições para os estudantes do Ensino Médio”, disse a secretária da Educação, Izolda Cela.

Neste primeiro ano de implantação do projeto, 100 escolas e 92.500 alunos serão contempladas com os recursos financeiros, apoio técnico e supervisão intensiva. Até 2014, todas as demais escolas que compõem a rede pública de Ensino Médio do Estado estarão contempladas com o projeto. Segundo a superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, essa é a formalização de um projeto que vem acontecendo desde o final do ano passado. “O Ensino Médio é um desafio a ser superado na educação do País. O governador Cid Gomes percebendo isso, foi o primeiro governador do Brasil a querer aderir a esse projeto”, destacou.

A Educação é a base do desenvolvimento humano. “Quando não garantimos um bom Ensino Médio, não se desenvolve o jovem e nem o país”, disse a superintendente. O Jovem de Futuro é uma tecnologia voltada à Gestão Escolar para Resultados. A base do Projeto é a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria escola, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade que é implementado ao longo de três anos, correspondente ao ciclo do ensino médio. Cada unidade define seu próprio planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar. Podem ser a média dos alunos, o perfil dos professores, as rotinas administrativas, instalações físicas.

Estiveram prestigiando o lançamento o secretário-chefe da Casa Militar, Joel Brasil; o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa; a coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador do MEC, Sandra Garcia e demais diretores, professores e alunos das escolas contempladas com o projeto.

09.05.2012
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...