quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BRASIL EMPATA COM A BOLIVIA


Faltou a cereja do milésimo

Seleção só empata e para série de vitórias, em jogo marcado por cobrança bisonha de pênalti por Neymar

Em seu último desafio com o time principal neste ano, o Brasil empatou com a Colômbia por 1 a 1, ontem, em amistoso disputado em New Jersey, nos Estados Unidos. O amistoso, que marcou a milésima partida da história da Seleção, teve Neymar como protagonista novamente.


Atacante Neymar marcou o único gol brasileiro em New Jersey e ainda perdeu um pênalti que poderia ter dado a vitória ao time de Mano Menezes, ao isolar, de forma bisonha, uma cobrança aos 35 minutos do segundo tempo FOTO: REUTERS

O atacante santista viveu momentos de herói e vilão no segundo tempo, ao marcar o gol brasileiro e desperdiçar um pênalti minutos depois.
O empate pôs fim a uma série positiva da Seleção, que vinha de seis vitórias seguidas desde a derrota na final olímpica.
Da mesma forma, confirma a tendência de dificuldades do time em jogos contra adversários do top 10 do ranking da Fifa. Desde que Mano Menezes assumiu, após a Copa de 2010, a Seleção só venceu uma vez – a Dinamarca, em maio deste ano – nessa condição.

Por outro lado, o duelo foi o mais difícil desde os Jogos de Londres. A Colômbia conta com jogadores de destaque no futebol europeu, como o atacante Falcao Garcia, neutralizado pela defesa brasileira nesta quarta.
Depois do tropeço desta quarta, a Seleção volta a campo já na próxima quarta, 21. Sem seus principais jogadores, o treinador enfrentará a Argentina na partida adiada da volta do Superclássico das Américas. Será a última partida do time em 2012.

O jogo

A seleção de Mano Menezes percebeu que teria mais trabalho diante dos colombianos logo nos primeiros instantes da partida. O duelo começou “pegado”, com muitas faltas, correria e erros de passe. A Colômbia, contando com apoio maciço das arquibancadas, mostrou maior iniciativa nos primeiros minutos, principalmente pelas laterais, mas teve suas rápidas investidas neutralizadas pela defesa brasileira. O time de Mano foi mais incisivo no ataque e criou três boas chances de gol.

Na primeira, Kaká finalizou com perigo, aos 17. Cinco minutos depois, Neymar cabeceou em cima de Ospina. A terceira grande chance brasileira também veio dos pés de Kaká. Aos 32 minutos, a bola sobrou no meio da área para o meia, que bateu colocado no travessão. O jogador do Real Madrid ainda arriscou de longe, em finalização para fora, aos 41.

Sem sucesso no ataque, a Seleção Brasileira viu a Colômbia mostrar maior eficiência no fundamento. Aos 43 minutos, Cuadrado avançou pela direita, entrou na área e bateu cruzado, vencendo o goleiro Diego Alves. A bola acertou a trave antes de balançar as redes.

Pressa de empatar

Depois do gol, o time de Mano Menezes voltou para o segundo tempo sem mudanças e com mais pressa. Em desvantagem no placar, a Seleção acelerou o ritmo no meio de campo e passou a trocar passes com maior rapidez. Logo no primeiro minuto, Kaká iniciou jogada na intermediária e serviu Neymar, que bateu no canto, mas parou na defesa de Ospina.

Com sua engrenagem mais “azeitada”, a Seleção Brasileira não demorou para buscar o empate. Neymar, que já havia levado perigo dois minutos antes, investiu pela esquerda e finalizou cruzado com precisão, aos 18 minutos: 1 a 1.

Protagonista do Brasil, o atacante foi de herói a vilão em apenas 16 minutos. Após empatar o jogo, Neymar desperdiçou a melhor chance do time no jogo, ao errar, de forma bisonha, cobrança de pênalti sofrido por Daniel Alves, aos 34. O atacante pegou mal na bola e mandou longe do gol, por cima do travessão. Nas arquibancadas, a torcida colombiana comemorou.

Dentro de campo, porém, o time colombiano não conseguiu corresponder à empolgação de seus torcedores, que chegaram a gritar “olé” nos minutos finais do primeiro tempo. Com Falcao Garcia bem marcado, a Colômbia tentou arriscar contra-ataques nos instantes finais da partida, mas parou na dupla Daviz Luiz-Thiago Silva.

O Brasil, por sua vez, não conseguiu produzir mais no setor ofensivo. Mesmo com as entradas de Lucas e Giuliano, o ataque reduziu o ritmo e se contentou com o empate no placar. 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...