sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Novo poço supera reserva total do CE

300 MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO

Volume em 1º poço profundo local seria quase três vezes maior que todas jazidas já conhecidas no Estado
Confirmando a informação de que seria "a maior descoberta setentrional, indo do Ceará até o Norte do País", como chegou a afirmar o gerente de exploração da Petrobras para a região, o primeiro poço profundo perfurado no Ceará teria apresentado uma jazida de 300 milhões de barris presumíveis de petróleo. É o que afirmou o senador Inácio Arruda, que reuniu-se na semana passada com a presidente da estatal, Graças Foster. O volume descoberto seria, segundo ele, suficiente para a produção de 20 refinarias.

A recente descoberta deverá dar uma nova guinada à produção petrolífera no Ceará, que vem em queda desde 2003 Foto: Thiago Gaspar

O senador deu a informação na última terça-feira, no Plenário do Senado. A descoberta, informada em agosto pela Petrobras, foi feita em a 70 quilômetros da costa do município de Paracuru, no poço denominado Pecém, a cerca de 5,5 mil metros de profundidade.

O poço alcança águas ultraprofundas, semelhantes àquelas nas quais foi encontrado petróleo na camada pré-sal, no Sudeste brasileiro, onde se encontra a maior província petrolífera em território nacional.

"Esse cálculo de 300 milhões de barris de petróleo foi a própria Petrobras que me passou, logo que eles concluíram os estudos de viabilidade do primeiro poço profundo de Paracuru, há uns dois ou três meses", afirmou o senador ao Diário do Nordeste, explicando que, com base no que está sendo previsto para a refinaria a ser construída no Estado, este volume seria suficiente para o refino de 20 usinas.

Atualmente, a Petrobras está realizando a perfuração de um novo poço nestas profundidades, na mesma região da chamada Bacia do Ceará, no poço já denominado de Canoa Quebrada. Ambos os poços são operados por um consórcio formado pela Petrobras, com 60% de participação, e pela empresa BP Energy do Brasil Ltda, com os demais 40%.

"Agora, estamos na expectativa pelo resultado do segundo poço. Se for confirmada a viabilidade, o Ceará tem tudo para entrar em um novo patamar de produção de petróleo", espera Inácio Arruda. A perspectiva é de que a perfuração do novo poço seja terminada em fevereiro do próximo ano.

Reserva total

O volume de petróleo encontrado no poço Pecém equivale a quase três vezes a reserva total do Ceará até então presumida, em terra e mar, que soma 110,3 milhões de barris, segundo mostram os dados do Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2012, da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Deste total, entretanto, somente 63,2 milhões de barris são provados, informa o Anuário.

A descoberta deverá dar uma nova guinada à produção petrolífera no Ceará, que vem em queda desde 2003. Ano passado, o volume produzido no Estado foi de apenas 2,6 milhões de barris (cerca da metade da produção de uma década atrás) e, este ano, segue em decréscimo em relação a 2011. A informação também gera mais expectativa com relação à 11ª Rodada de Licitações da ANP, esperada para maio do ano que vem.

A Bacia do Ceará deverá estar presente no leilão, com 11 blocos em mar, todos em águas profundas. Esta área já vem sendo apontada no mercado como uma das mais atrativas, justamente em virtude da descoberta da Petrobras.

O Diário do Nordeste entrou em contato na quarta-feira com a Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa, para confirmar a informação. Contudo, até o fim desta edição, a empresa não deu nenhuma resposta.

Petrobras discute preço da gasolina

Nova York A Petrobras discute com o governo brasileiro ajuste nos preços da gasolina para que voltem a níveis internacionais, segundo o diretor financeiro da petroleira, Almir Barbassa. "Estamos trabalhando esse assunto com o conselho", destacou ele, sem citar prazos de quando esse reajuste poderá ocorrer.

De acordo com o executivo, sem um ajuste nos preços do combustível, o projeto de investimento da petroleira pode ter impacto negativo. A Petrobras tem um programa total de investimento de US$ 246 bilhões para o período 2012/2016.

Barbassa afirmou que a política de manter os preços da gasolina no Brasil dentro da média internacional está mantida. Porém, desde o final de 2010, o País está com cotações defasadas quando comparadas aos preços praticados no exterior. A estratégia do governo vem sendo segurar o preço da gasolina para evitar impacto de alta na inflação. O diretor destacou que, em alguns outros anos, houve essa defasagem, inclusive com preços no Brasil acima da média externa. "Mas nunca esteve como está agora", disse.

Funai fará nova visita ao Pecém

Os técnicos da Funai, de Brasília, farão uma nova visita ao Pecém na próxima semana, com o objetivo de avançar nos trabalhos de definição da Reserva Indígena Anacé. A demarcação deste território é hoje o principal entrave ainda existente para o início das obras da refinaria Premium II no Estado do Ceará.

O órgão já informou que irá dar sua manifestação a respeito do componente indígena do licenciamento ambiental da refinaria somente entre dezembro deste e janeiro do próximo ano. Para isso, a Funai espera ainda a reapresentação do Plano Básico Ambiental (PBA), pela Petrobrás, com as complementações solicitadas.

Contudo, o secretário de Infraestrutura, Adail Fontenele, disse acreditar que até o fim do ano será assinado o Termo de Compromisso para a construção da usina. Ele acrescentou que representantes do governo têm ido toda semana a Brasília para agilizar este processo.

SÉRGIO DE SOUSAREPÓRTER 
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...