sábado, 17 de novembro de 2012

X BIENAL DO LIVRO EM FORTALEZA

                     VISÃO DO CENTRO DE EVENTO DO ESTADO DO CEARÁ




Tive a alegria de no dia de hoje visitar a X Bienal do Livro no Centro de Eventos em Fortaleza. Um local grandioso e digno de nosso Estado do Ceará. Espaço este considerado o maior para a realização de grandes eventos internacionais. Com investimentos de aproximadamente 480 milhões de reais e  Com capacidade para receber 30 mil pessoas, em uma área construída de 152,7 mil metros quadrados, tornou-se um centro de referência para o Brasil e para o mundo.

Hoje, portanto, 17 de novembro, tive o privilégio de juntamente com outros colegas professores, alunos e outros profissionais da rede Estadual de Ensino, circular por estes espaços observando a grandeza do ambiente e sentir um certo orgulho de ser cearense.

Além disso, fomos para um evento cultural de extrema importância que é a Bienal do Livro. Importante porque fortalece a cultura de nosso povo. Incentiva e valoriza a leitura e atrai públicos de todas as idades, estilos e culturas para vislumbrar este mundo encantado dos livros. Sabemos que quanto mais nos aproximamos dos livros mais forte se tornará nossa cultura e mais comprometidos com nosso futuro seremos, pois os livros possibilita o fortalecimento da identidade de um povo.

Vieram representantes de todas as escolas das Credes. Todos custeados com recursos do Governo do Estado.

Gostaria de destacar aqui o apoio do governo de nosso Estado. Posso dizer que Cid Gomes tem feito muito pelo nosso Estado. Ele tem feito grandes esforços para mudar a cara de nosso Estado. A prova disso são as grandes construções como este Centro de Eventos por exemplo. Outra, são as construções das Escolas Profissionalizantes pelos munícios que já são mais de 100. Escolas estas que tem uma estrutura magnifica voltada para a formação integral de nosso meninos do Ensino Médio.

Não poderia deixar de comentar que os que foram convidados pelo Governo para participar da Bienal, que foram Diretores, professores e alunos receberam um vale de 100 reais para comprar livros, receberam lanche, almoço, blusas, além do transporte que também foi custeado pelo governo. As pessoas até podem criticar este governo mas ninguém poderá negar de que ele tem grandes méritos.  Está incentivando de todas as formas para que as pessoas entendam que podem mais. Isso sem contar que nosso Estado foi um dos que mais se destacou nas avaliações do IDEB deste ano. Cid realmente está empenhado em fazer diferente. Este mesmo governo tem tentando de todas as formas melhorar os índices da Educação do Ceará e para isto tem investido pesado. Até se dizia que o governador era ótimo para construir mas deixava a desejar quanto ao servidor, pois não gostava de dar aumento aos servidores. Nesta semana, por exemplo, saiu uma notícia mais animadora. Deu aumento para os professores e pasmem, chegou a aumentar em 40% o salário de professores em início de carreira. Se não é tudo, mas já é um grande passo. Também nesta semana que antecede as provas do SPAECE, foram entregues notebooks para todos os alunos que conseguiram a tingir a média necessária nas provas do ano passado. Algumas pessoas podem não estar percebendo mas se fizermos uma análise, veremos que o Ceará está bem na fita.

Claro que ainda não somos os melhores mas, com certeza, já deixamos de ser o pior faz tempo. Isso deve-se aos esforços do governo do Cid Gomes, pois mesmo o Ceará sendo um Estado com dificuldades financeiras, nos últimos anos o Ceará tem dado um salto de crescimento. 

Diferente de atitudes como esta de nosso Governador, tem sido a de nossos administradores locais. Além de nada ou quase nada fazerem para engrandecer nossos municípios, ainda não contribuem nem para facilitar as pessoas de terem acesso aquilo que outros proporcionam.

É caso de nosso próprio município. Ao ser procurado para ceder pelo menos um ônibus para levar os professores para este evento da Bienal em fortaleza, deram como resposta um não. Lembrando que o combustível e o motorista seria pago com recurso do Estado. Mesmo assim foi negado.

Este é o incentivo que nós cidadãos de Pentecoste recebemos para crescermos culturalmente.

Portanto, dai a Cesar o que é de Cesar. Cid Gomes está, de fato, de parabéns. Ele tem feito sua parte.    

Professor ValdenI Cruz  
   

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...