sábado, 17 de novembro de 2012

PROGRAMAÇÃO DA BIENAL NESTE SÁBADO (17)


Show de Zeca Baleiro e bate-papo com Márcia Tiburi estão entre os destaques do penúltimo dia de Bienal do Livro amanhã (17)
Já em clima de despedida, a X Bienal Internacional do Livro do Ceará reserva, para hoje (17), uma ampla programação voltada para os amantes da literatura nacional e da música popular brasileira. Às 15 horas, a escritora e filósofa Márcia Tiburi bate um papo com leitores no auditório Félix Guanabarino (Adolfo Caminha). Na ocasião, Márcia lança a obra “Era meu esse rosto” (Editora Record). O romance é um mix de memórias, heranças e raízes afetivas. Num delicado trabalho, que durou 13 anos para ser concluído, Márcia revela, mais uma vez, a forte influência do discurso filosófico em sua escrita literária. Para fechar o dia em grande estilo, o auditório Moacir Jurema (Antônio Sales) recebe, às 20 horas, o show do maranhense Zeca Baleiro. Ao público, Baleiro apresenta seu novo show, “Calma Aí, Coração”, baseado em seu nono CD de inéditas, “O Disco do Ano”, destacando canções como “Nada Além”, “Tattoo”, “Último Post”, “Ela Não se Parece com Ninguém” e “Calma Aí, Coração”. Zeca ainda recupera algumas faixas menos conhecidas de discos anteriores, como “Mundo dos Negócios” e “Comigo”, além de releituras de Marina Lima e Martinho da Vila.
Sobre Márcia Tiburi
Márcia Tiburi é graduada em filosofia (PUC-RS) e artes (UFRGS). É também mestre (PUC-RS, 1994) e doutora em filosofia (UFRGS, 1999), área em que publicou diversas obras. Como escritora, já participou de diversos eventos literários, entre eles a Jornada Literária de Passo Fundo, a Fliporto, o Festival da Mantiqueira, a Tarrafa Literária de Santos, as Bienais do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, as feiras de Ribeirão Preto, de Porto Alegre, de Santa Maria, a Panamazônica de Belém, e diversas outras.
Escreveu para revistas e jornais e, desde 2008 é colunista da Revista CultÉ professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e professora convidada da Fundação Dom Cabral. Realiza palestras sobre filosofia, ética e educação e temas relacionados.

Sobre Zeca Baleiro
O maranhense Zeca Baleiro nasceu em 11 de abril de 1966.  Seu primeiro disco (“Por Onde Andará Stephen Fry?”) foi lançado em 1997. Desde então, lançou outros oito discos de inéditas, alguns projetos especiais, seis DVDs e um Blu-ray. Seu mais recente trabalho é o álbum “O Disco do Ano”, lançado em abril de 2012. Na Bienal Internacional do Livro do Ceará, Zeca conversou com os fãs, hoje (16), sobre o livro “Bala na Agulha – Reflexões de Boteco, Pastéis de Memória e Outras Frituras”. Zeca também é autor do musical infantil “Quem tem Medo de Curupira?”. Em 2006 criou o selo Saravá Discos, pelo qual tem lançado projetos especiais próprios e discos documentais de outros artistas. Como produtor, realizou 16 discos de artistas diversos.

Sobre a Bienal
Em sua décima edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará prestará uma homenagem a ilustres nomes da literatura nacional e internacional, como: o nigeriano Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura 1986; o cearense Rafael Sânzio de Azevedo, Doutor em Letras pela UFRJ, com tese sobre “A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará”, e membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 1, cujo patrono é Adolfo Caminha; e o norte-riograndense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, através da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, tendo fundado a Editora Cortez. Além desses, também será homenageada (post mortem) a escritora e abolicionista Francisca Clotilde, contemporânea da Padaria Espiritual, que completaria 150 anos de vida em 2012.
 A distribuição dos ingressos para todos os shows acontecerá cinco horas antes do início de cada apresentação em um posto localizado dentro da Bienal. A entrada do público acontecerá por ordem de chegada e estará sujeita à lotação do espaço.
Temática
Com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro irá prestar uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária. Além da homenagem à Padaria Espiritual, a Bienal celebrará ainda os 90 anos da Semana de Arte Moderna, e os centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues; e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, legítimo representante da poesia popular nordestina.
Para todos os interesses
Uma ampla e diversificada programação está sendo montada para permitir à X Bienal Internacional do Livro contemplar o maior número possível de interfaces com a literatura. Para tanto, serão promovidas mais de 500 atividades entre palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, shows líteromusicais, cineclubes, colóquios, convenções e debates. As atividades serão realizadas nos diversos espaços montados, entre eles o Espaço Cordel, o Café Java, o Espaço Jovem, o Espaço Infantil, entre outros.
Ainda dentro da homenagem à Padaria Espiritual, os estandes, salas, salões, auditórios e cafés receberão nomes alusivos aos “padeiros”, como eram chamados os membros do grupo. Eles serão homenageados por atores e bonecos, que se juntarão aos visitantes. Uma exposição no Memorial da Padaria Espiritual, montada com acervo do Museu do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e Instituto Histórico e Geográfico do Ceará levará livros, roupas e artigos pessoais dos padeiros e atas recém-encontradas da Padaria. O setor será acompanhado por estagiários e instrutores dos núcleos educativos do Museu do Ceará e Arquivo Público e por alunos das escolas profissionalizantes do Estado.
Nos espaços destinados à exposição e venda de livros, as principais editoras nacionais e locais apresentarão seus produtos em uma moderna e acolhedora infra-estrutura a ser montada no local. São esperados mais de 100 mil títulos, que ficarão expostos em quatro setores distintos: 1) Espaço das Editoras Cearenses, reunindo as editoras do Ceará e dando oportunidade aos editores do Estado exporem seus catálogos para o público visitante; 2) Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura, espaço destinado às editoras do Nordeste; 3)Editoras Universitárias, espaço conjunto para comercialização da produção acadêmica das editoras universitárias brasileiras e latinoamericanas; e 4) Espaço das Editoras Nacionais e Internacionais, em uma área destinada à exposição de livros de editoras nacionais e internacionais.
A X Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) com incentivo da Coelce e da Oi por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

• X Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data: até o dia 18 de novembro de 2012
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Horário de Visitação: das 9 horas às 22 horas
Entrada gratuita
*Toda a programação está sujeita a alterações

• Mais informações para a Imprensa sobre o assunto, falar com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa da X Bienal Internacional do Livro do Ceará. 

http://www.bienaldolivro.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...