quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Servidores protestam contra demissões de terceirizados da educação



Servidores terceirizados da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, que foram demitidos na última semana, promoveram manifestação, na manhã desta quinta-feira (24), no órgão, contra a demissão de cerca de 1000 trabalhadores que atuavam em escolas e creches da Capital.
Os servidores também protestam porque não receberam o salário de dezembro e a última prestação do 13º de 2012. Foto: Reprodução

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seeaconce), a Prefeitura já demitiu, desde a semana passada, aproximadamente 1000 porteiros, merendeiros e auxiliares de limpeza e de secretaria de cinco empresas terceirizadas.
"As escolas mandam os trabalhadores ir embora por ordem da secretaria ou simplesmente ligam avisando da demissão, sem o cumprimento do aviso prévio e recebimento de verba rescisória", afirma Amadeu Oliveira, membro da executiva do sindicato.
Foi dessa maneira que aconteceu, no último dia 18, com o porteiro Sebastião Fernandes, que trabalhava no Colégio Florisvaldo Alves, no Bairro Parque Jerusalém. "Ligaram para lá e disseram para os porteiros irem embora porque não precisavam mais da gente", disse.
Sebastião ligou para a empresa terceirizada onde foi contratado para saber o que estava acontecendo. A empresa afirmou que ele não tinha sido demitido. No entanto, o porteiro viu, no sindicato, o nome dele na lista de corte da Prefeitura. "Agora estou sem emprego e acompanhando as movimentações do sindicato para ver o que acontecerá".
De acordo com o Seeaconce, os trabalhadores também protestam porque ainda não receberam osalário de dezembro e a última parcela do 13º de 2012. "Apesar de ser da antiga gestão, a atual administração tem que assumir esses salários", afirmou Amadeu.
Por volta das 10h desta quinta-feira (24), foi iniciada uma reunião entre a direção do sindicato e a subsecretária de Educação do município, Márcia Campos. A Redação Web do Diário do Nordeste entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, mas até o momento o órgão não se pronunciou sobre o fato.
Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...