Professor Valdeni Cruz
|
Imagem do Google |
A transposição do Rio São Francisco deveria estar pronto até o final do ano de 2013. Como disse: deveria. Isso porque vai demorar mais três anos para ficar pronto e isso, claro, se tudo der certo. Lembrando que no começo o valor estava orçado em torno de 4,5 bilhões. Porém, com o andar da carruagem, o valor já ultrapassa os 8 bilhões.
Uma reportagem da Globo no Fantástico percorreu milhares de quilômetros sertão a dentro para ver como andam as obras. Como vimos, é uma verdadeira concha de retalhos. A obra foi paralisadas em muitos trechos e há problemas estruturais gigantescos pela frente. A falta de planejamento detalhado faz com que a obra fique mais cara e atrase mais ainda. Em trechos já construídos, há rachaduras, em outros está completamente abandonado e assim vai. O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, deu algumas explicações quando a Repórter quando perguntado sobre o atraso e sobre o valor aumentado. Segundo ele, isso deve as necessidades que vão surgindo no decorrer to tempo. Mas reconheceu que em alguns casos índices de irregularidades nas licitações.
Uma coisa é ceta: grande parte desses problemas deve-se a falta de um planejamento detalhado que possa garantir a realização das obras em tempo hábil e que o povo brasileiro seja menos usurpado, pois na verdade quem paga tudo isso somos nós. Se uma obra deve custar 4 bilhões e depois vai custar 8, alguma coisa deve estar errada. Se houvesse seriedade e responsabilidade de fato, esses recursos posteriores que não estão no orçamento, poderiam servir para construir dezenas de hospitais de grande porte, que é outra necessidade urgente do Brasil.
Enquanto isso, milhares de pessoas continuam jogados a própria sorte, como agora nesta seca medonha. Mas, por outro lado, vemos os políticos esbanjar e descasar em berço esplendido, surrupiando o dinheiro o dinheiro de nossos impostos e afundando o país neste mar de corrupção.
Este é o nosso amado Brasil. O quase continente em tamanho mas também um gigante em corrupção.
Até quando teremos que conviver com esta realidade maldita que atrasa a vida de todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário