sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

70 aposentados são assaltados por mês na Capital


Conforme a Associação dos Aposentados, 15% dos seus membros foram vítimas desta violência em 2012

O aposentado Antônio de Farias, de 78 anos, passou um susto daqueles em dezembro do ano passado: foi assaltado assim que saiu de uma agência bancária no Montese. Atualmente, não vai até as lotéricas ou banco sem a companhia da filha. Ele foi um dos 840 idosos, na Capital, vítimas da chamada saidinha bancária em 2012.


De acordo com a Associação de Aposentados e Pensionistas de Fortaleza, há 160 mil pessoas com 60 anos ou mais na Capital Foto: José Leomar

Os dados são da Associação de Aposentados e Pensionistas de Fortaleza (Aapefort), que tem 5.600 membros - 15% dos quais foram assaltados, no ano passado, na hora de buscar o dinheiro. Por mês foram, em média, 70 pessoas de 60 anos ou mais vitimadas por esse tipo de ação de ladrões.

O presidente da entidade, Eduardo Lima, também chama atenção para o levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), realizado em 2012. Segundo o estudo, seis pessoas com mais de 60 anos foram mortas durante assaltos a bancos. "É preciso mais segurança para os idosos, até porque é a faixa da população mais frágil e, por isso, alvo fácil para os bandidos", afirma ele.

A questão foi tema de conversas nas rodas de idosos nas festividades que marcaram o Dia do Aposentado, em Fortaleza, ontem. Na avaliação de Eduardo Lima, com uma população de 160 mil pessoas com 60 anos ou mais, Fortaleza merecia ter mais cuidados com eles. "Alguns chegam na associação tremendo, indignados ou contando histórias incríveis, como foram abordados com facas, revólveres ou até com caco de vidro", diz.

Prevenção

O aposentado Fernando César Rocha, de 61 anos, afirma que conhece muitas vítimas de "saidinhas bancárias". "Eu nunca fui, graças a Deus. Tomo muitos cuidados como só sacar em locais movimentados", ressalta.

A também aposentada Isabel Gomes Martins, de 65 anos, diz que fica sempre "de olho" quando precisa ir ao banco ou casa lotérica. "Levo companhia e não retiro muito dinheiro", conta.

De acordo com o titular da Delegacia de Roubos e Furtos, Romério Almeida, a principal maneira de se prevenir contra saidinhas bancárias é evitar sair do banco com grande quantia de dinheiro. "É indicado que o cliente, caso precise ir à agência para fazer uma grande movimentação, opte por outros tipos de transferência, como pela internet", aconselha.

Ainda segundo o delegado, ao perceber algo estranho no estabelecimento, a pessoa deve entrar em contato com a Polícia através do número 190. Olhar bem para os lados e não aceitar ajuda de estranhos são outras dicas do oficial.

A Polícia Militar, por meio de sua assessoria de comunicação, orienta que o idoso evite retirar dinheiro em dias de pagamento (5,10 ou 20 de cada mês) e agende as contas para débito automático nesses dias para que não tenha que sacar nenhuma quantia. "São os dias mais visados pelos criminosos", aponta.

Também é importante não ir à agência bancária sempre nos mesmos horários. É importante quebrar a rotina e evitar que um ladrão possa assaltar quando menos se espera. Uma dica fundamental: caso seja surpreendido pelo criminoso, não reaja. Entregue o dinheiro, entre em contato com a PM e faça um Boletim de Ocorrência.

A aposentada Vera Bezerra, de 64 anos, garante que sempre toma cuidados. "Procuro fazer os pagamentos de boletos no caixa e fico atenta a quem está na fila", acrescenta.

SAIBA MAIS

Previna-se:

1. Para evitar saques em alta quantia, opte pelos cheques administrativos
2. Evite retirar dinheiro em dias de pagamento (5,10 ou 20 de cada mês)
3. Quando tiver que buscar dinheiro no banco não vá sozinho
4. Procure caixas eletrônicos próximos a quartéis ou distritos policiais, postos de gasolina, lojas de conveniência ou dentro de supermercados ou shoppings
5. Ao entrar na agência, fique atento às pessoas estranhas ou curiosas
6. Nunca conte dinheiro em público

LÊDA GONÇALVESREPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...