quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SEMANA PEDAGÓGICA PARA GESTORES DE PENTECOSTE

Professor Valdeni Cruz



Auditório do Fco. Sá/Direitores e Cordenadores
Imagem/Valdeni Cruz

Na manhã desta quarta-feria deu-se início a Semana Pedagógica do município de Pentecoste. O evento ocorre na Escola Fco. Sá e deverá ir até sexta-feira.

A abertura dos trabalhos contou com a Presença da Prefeita do Município, Dra. Ivoneide, da Secretária de Educação, Alaíde e de demais secretários.

Diante da platéia de Diretores e Coordenadores, A Prefeita disse que está começando uma nova história na educação de Pentecoste. Convocou a todos os presentes para trabalharem em prol da educação. Falou que é um apaixonada pela educação e quer ser, além de Prefeita, amiga dos educadores. Disse confiar plenamente na capacidade de Alaíde para dar uma nova cara a educação de Pentecoste. Em sua fala. disse ainda que aquele era o time escolhido pra o momento e que se por acaso membros desse time não viesse a corresponder com as expectativas, com certeza seriam trocados por outros. Lembrou ainda que as mudanças que houveram quanto a troca de Coordenação e Direção, não é perseguição política, mas uma necessidade de se fazer as mudanças cabíveis com a intenção de melhorar. Outro ponto comentado foi quanto aos erros do passado. Disse que o que passou, passou. O que foi bom, deve-se dar continuidade e o que não deu certo, deve-se corrigir. Para encerrar disse que pretende melhorar a vida dos professores, no sentido de melhorar os salários e condições de trabalho.

Em seguida, a Secretária de Educação, no uso da palavra, deu as boas vindas a todos e mencionou frases de Dom Euder Câmara e de Paulo Freire, sobre o compromisso de educar para a vida e para a convivência em sociedade, preparando educando pessoas para o futuro.

Desse modo, deu-se por encerrada as falas e assim, continuar o dia de encontro dos Gestores que deve se encerrar na sexta-feira.
     
Ao meu ver, fora palavras motivadoras. É por ai que se começa. Motivação sempre faz bem e é o primeiro passo. Entretanto, motivação sem ação e sem as competências necessárias, pouco ou quase nada, adianta.
É preciso reconhecer quem são os verdadeiros atores do processo. E, os verdadeiros atores do processo são os que estão, de fato, na responsabilidade de fazer a coisa acontecer. Estes são os professores. Se estes não forem estimulados de forma correta, perde-se o grito e consequentemente, nada adiantará muito.
Diretores o Coordenadores são importante, mas se estes só querem ocupar espaço e sair de uma sala de aula, porque não gosta de dar aulas, não consegue dar aulas, é quase impossível que este faça alguma diferença. 

A gente só pode dizer a outros como fazer alguma coisa corretamente se já feito antes. Ninguém vai poder dizer como é que um professor deve se comportar numa sala de aula se este nunca esteve no comando de uma sala de aula. A teoria é bonita, mas o que importa na educação é a prática. Quem vive a realidade é quem sabe. Aliás, é fácil demais saber quando alguém tenta dizer como os outros devem fazer alguma coisa que ele mesmo nunca fez. Falta a segurança, não sabe o que está dizendo. Quem sabe o que está dizendo é quem vive de fato aquilo de que se fala. Resumindo, tenta ser aquilo que não consegue ser.

Existem pessoas que se metem a Coordenar e a Dirigir mas não consegue ficar meia hora numa  sala de aula com os alunos de outra pessoa. Se é tão capacitado para cargos mais elevados, como não o é para os cargos "inferiores," que na realidade é o mais importante. E quem foi que disse que ele é competente para ser diretor? Ora, esta resposta é tão clara como o dia: Simplesmente comodidade e, não deixa ser também, a velha politica de interesses. Existem, é claro os que são competentíssimos para os cargos, mas existem outros que só ocupam espaços, jogam conversas fora e dá notícias da vida alheia e, na pior da hipóteses, fazendo fuxico. Verdade seja dita e quero ver alguém discordar com argumentos sobre isso.

De qualquer maneira, esperamos que dessa vez dê certo.     


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...