quarta-feira, 28 de março de 2012

Bento XVI diz em Havana que "Cuba e o mundo precisam de mudanças"


O papa Bento XVI declarou nesta quarta-feira em Havana que "Cuba e o mundo precisam de

 mudanças", mas que estas só acontecerão "se cada um estiver em condições de se

 perguntar pela verdade e se decidir pelo caminho do amor, semeando reconciliação e

 fraternidade".
A afirmação do pontífice foi feita na homilia da missa que celebra na Praça da Revolução de Havana, local dos grandes eventos relacionados à revolução comunista cubana, último ato de sua visita de três dias a Cuba.
Conforme o bispo de Roma, para que a Igreja exerça seu trabalho plenamente há de contar "com a essencial liberdade religiosa, que consiste em poder proclamar e celebrar a fé publicamente, levando a mensagem de amor, reconciliação e paz que Jesus trouxe ao mundo".
Bento XVI exigiu o direito à liberdade religiosa e disse que quando a Igreja destaca esse direito "não está reivindicando privilégio algum, pretende apenas ser fiel ao ensinamento de Cristo, sabedora que, onde Cristo está presente, o homem cresce em humanidade e encontra sua consistência".
"É preciso reconhecer com alegria que em Cuba foram dado passos para que a Igreja realize sua missão inescapável de expressar pública e abertamente sua fé. No entanto, é preciso seguir adiante e desejo encorajar às instâncias governamentais da nação a reforçar o que já foi conquistado e a avançar por este caminho de genuíno serviço ao bem comum de toda a sociedade cubana", declarou.
O papa acrescentou que o direito à liberdade religiosa, tanto em sua dimensão individual como comunitária, manifesta a unidade do ser humano, que é cidadão e crente ao mesmo tempo.
O pontífice comentou ainda que também é legitimo que os crentes ofereçam uma contribuição à edificação da sociedade.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...