quarta-feira, 28 de março de 2012

SER LIDER


Para se ter uma boa equipe é preciso ser um bom líder?

Aqui vão alguns aspectos importantes para se ter uma boa equipe de trabalho:


Autodeterminação


Ter autonomia, decidir por si mesmo e/ou participar nas decisões, controlar a organização e execução do seu trabalho.


Estimulação


Ter desafios na vida e no trabalho, explorar, inovar, ter emoções fortes na vida e no trabalho, adquirir conhecimentos novos.


Hedonismo


Procurar prazer e evitar a dor e o sofrimento, ter satisfação bem-estar no trabalho.


Realização


Ter sucesso pessoal, mostrar a sua competência, ser influente, se realizar como pessoa e como profissional.


Poder


Ter prestígio, procurar status social, ter controle e domínio sobre pessoas e informações.


Segurança


Integridade pessoal e das pessoas íntimas, segurança no trabalho, harmonia estabilidade da sociedade e organização em que trabalha.


Conformidade


Controlar impulsos, tendências e comportamentos nocivos para os outros e que transgridem normas e expectativas da sociedade e da organização.


Tradição


Respeitar e aceitar ideias e costumes tradicionais da sociedade e da empresa.


Benevolência


Procurar o bem-estar da família e das pessoas do grupo de referência.


Universalismo


Compreensão, tolerância, procura do bem-estar de todos na sociedade e na organização onde trabalha, proteção da natureza.

Cada pessoa tem suas próprias orientações motivacionais. O sentido que cada um atribui àquilo que faz e lhe da satisfação é próprio apenas daquela pessoa, isto fornece sentido a maneira pela qual cada um se sente motivado. Deve-se levar em consideração a existência das diferenças individuais e culturais quando se fala em motivação. Estes fatores podem afetar o entendimento de uma necessidade assim como a maneira particular que as pessoas agem na busca de seus objetivos.

Estar motivado não deve ser confundido com situações que as pessoas têm momentos de alegria, bem-estar ou entusiasmo. Estes estados podem ter sido provocados durante o processo motivacional, mas não explicam como se chegou até eles nem como eles apareceram. A motivação é muito mais ampla do que os comportamentos, tudo deve ser considerado sob o ponto de vista do indivíduo que a vivencia e não somente por quem observa (BERGAMINI, 1998).

Obter resultados em uma organização é um desafio devido às diferenças individuais, por isso faz-se necessário que haja uma interação entre os membros da equipe e a existência de um líder eficaz que saiba conduzi-los em busca de objetivos e mantendo-os motivados. Uma equipe que tenha interação positiva entre os membros, motivação e busca integrada do cumprimento de metas, terá uma maior probabilidade de ser eficaz, alcançando objetivos almejados.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...