domingo, 25 de março de 2012

O RETRATO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

 

Mais uma vez tivemos que ver no fantástico as formas de se roubar o dinheiro público. Vimos de novo  como esses bandidos (Empresários, gestores, vereadores, funcionários públicos de todos os escalões...) desviam o dinheiro da educação, da melhoria da qualidade de vida dos mais pobres. Como sempre, tem sempre alguém que quer a propina e os que pagam propina. São criminosos. Mereciam ir para cadeia  e ficar sem seus bens e para comer deveria ir carregar pedra cabeça para construir a casa dos pobres.
Por outro lado, nós também somos corruptos algumas vezes. Você já furou fila? Já tentou subornar a polícia rodoviária? Pois é, isso também é corrupção.
Segundo a colocação de estudiosos, é muito difícil acabar com a corrupção. Uma forma de combater a corrupção seria a mudança de pensamento do povo brasileiro. Começar a ensinar os pequenos a serem honestos; educar para para que no futuro tenhamos pessoas diferentes. Tirar a ideia que todos roubam e por isso eu também tenho que roubar. 
Um passo importante para diminuir a corrupção seria o acompanhamento da sociedade na administração pública. Disponibilizar os gastos em tempo real na internet já é um passo. Mas é preciso que o povo faça sua parte. Precisa exigir que as coisas públicas tenha transparência. Que o cidadão saibam pra onde está indo o dinheiro que é arrancado de seu bolso quer você queira ou não, para pagar esses impostos, que em tese, deveria servir para resolver os problemas sociais.
É triste saber que poderíamos ser um país mais rico, mais educado, mais saudável se todo o dinheiro investido nas obras públicas fossem aplicados na sua totalidade. Este, por incrível que pareça, é o meu Brasil. 

Professor Valdeni Cruz


     

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...