sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cinturão Digital opera em menos da metade do Ceará

O serviço de banda larga abrange 60 Cidades, enquanto que em 2010 a estrutura envolvia 92 Municípios do Ceará
Dos 184 Municípios do Ceará, apenas 60 contam com o Cinturão Digital do Ceará (CDC), por meio do sistema de banda larga gratuita. Apesar da limitação das áreas de abrangência, o Governo Estadual afirma que o serviço cobre 90% das áreas urbanas do Ceará. Enquanto que, em 2010, havia estrutura para a instalação do Cinturão Digital em 92 Municípios, de lá para cá, pouco evoluiu na oferta do serviço, apesar do investimento maciço do Governo do Estado.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), órgão vinculado ao Governo Estadual, Fernando Carvalho, negou, entretanto, que apenas um terço da população do Estado esteja operando com o Cinturão Digital. Segundo explicou, os 60 Municípios atendidos correspondem à cobertura de 90% da população urbana do Estado.

Justiça
A deficiência na operação seria decorrente de uma disputa com a operadora Oi, que decidiu entrar na Justiça contra a decisão do Governo do Estado de, por meio de licitação, escolher a empresa que fará a manutenção do Cinturão Digital.

O presidente do Etice disse que a pendência não está alterando a operacionalidade do serviço. "A Oi quer prover a manutenção do CDC, quando ela própria terceiriza a manutenção de sua rede com empresas especializadas. Quando notificados, cumpriremos todas as determinações da justiça", disse Fernando Carvalho.

Sobre o assunto, a Oi, por meio de sua Assessoria de Imprensa, informou que não quer se pronunciar sobre o assunto.

Fernando Carvalho informou que o governo já investiu R$ 68 milhões no projeto. "O CDC é uma iniciativa pioneira do Governo do Ceará, que serve de modelo para outros Estados e até para o Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal", disse o presidente do Etice.

Ele ressalta que o CDC foi concluído e opera dentro do que foi planejado. São 3 mil quilômetros de fibra ótica que compõem o anel redundante do Cinturão Digital para todo o Ceará.

Projeto
O Cinturão Digital (CDC) é um programa do Governo do Estado cujo objetivo é levar internet de alta velocidade para 82% da população urbana e se inclui dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

O CDC, implantado três anos antes do PNBL, utiliza a mesma tecnologia. A solução tecnológica está nos cabos de fibra óptica que possibilitam um acesso de alta velocidade não importando a distância. Seja de Fortaleza até um Município vizinho ou mesmo até a Europa, a velocidade será a mesma.

Com a integração aumenta a confiabilidade e a redundância, ou seja, com cabos de fibras ópticas do CDC e do PNBL espalhados pelo Ceará, a localidade estará sempre coberta, seja por uma rede ou outra, além da presença de pontos estratégicos em comum que levarão acesso rápido e barato à população.

Em Fortaleza, todos os órgãos do governo já estão conectados no CDC a 1 Gbps (Gigabit por segundo) e todas as 900 escolas da Capital estarão conectadas até fim deste ano. Escolas, postos de saúde, hospitais e delegacias já estão conectados à rede, isso foi possível após a instalação de quatro torres de antenas e rádios com tecnologia Wimax. As torres foram instaladas no DER, TVC/Funtelc, SDA e no Centro Administrativo do Cambeba, sendo beneficiados os equipamentos do Estado localizados dentro dessa rota óptica. Com isso, o governo espera realizar uma redução de custos de telecomunicações da ordem de R$ 15 milhões anuais, já no ano de 2012.

Acesso
Para a população, o acesso se dará por meio dos equipamentos de inclusão digital instalados pelas Prefeituras, Governos do Estado e Federal ou órgãos do terceiro setor, que podem ser Centros de Inclusão Digital e Telecentros. Entre o que se planejou para o futuro e o que existe na prática, há diferenças significativas.

De acordo com Fernando Carvalho, o aspecto positivo é que os Municípios estão sendo atendidos com internet gratuita e de banda larga. No caso de Tauá, há de se considerar que foi bem mais além. Naquela localidade, houve investimento considerável na tecnologia digital, resultando em avanços para a população local.

Já em outros Municípios do Estado do Ceará, enquanto houve benefícios nas áreas urbanas, a contrapartida, como reconhece o Etice, a população urbana é disparadamente a mais beneficiada, em detrimento das comunidades rurais.

Funcionamento
Para o Etice, a grande notícia é que o momento mais esperado dos últimos tempos em relação ao Cinturão Digital do Ceará chegou: toda a infraestrutura do CDC já está em pleno funcionamento. Com isso, órgãos do Governo do Estado estão interligados e conectados a uma internet de alta velocidade.

O momento está sendo comemorado, porque está funcionando como planejado. Para Fernando Carvalho, presidente da Etice, "esse é o grande momento do projeto". Isto mesmo diante da redução de Municípios atendidos pelo projeto.

Visto no site: icapui.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...