quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jovens participam de Jornada Mundial

Publicado em 27 de julho de 2011



Clique para Ampliar
Os adolescentes participaram da Missa do Envio, realizada na Sé Catedral do Crato. Foi um preparativo para a viagem
FOTO: ANTÔNIO VICELMO
Em agosto, jovens de todo o mundo se reúnem na Espanha para celebrar e aprender sobre a fé católica e fazer amizade
Crato Um grupo de 25 jovens da Diocese do Crato, entre os quais 12 integrantes do Projeto Nova Vida, vão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá na cidade de Madri, na Espanha, de 16 a 21 de agosto. Eles fazem parte de uma caravana de centenas de jovens brasileiros que participarão do evento. Os jovens cratenses estão sendo levados por um grupo de católicos alemães da Diocese de Münster e da "Aktiosnkreis Pater Beda", entidade que apoia muitos projetos sociais no Brasil, dentre os quais o Projeto Nova Vida, uma Organização Não Governamental (ONG) que transformou uma casa de prostituição num centro de recuperação de crianças e adolescentes.

A viagem está marcada para o próximo dia 2 de agosto. Os preparativos foram iniciados no último dia 24, com a celebração da "Missa do Envio", que contou com a participação dos jovens e de 18 alemães que vieram acompanhar o andamento do projeto. Na celebração, o bispo da Diocese, dom Fernando Panico, destacou a importância da presença de uma representação da Diocese no acontecimento.

Ao lembrar o tema da jornada, "Enraizados e Edificados em Cristo, firmes na fé", dom Fernando esclareceu que não se trata de uma viagem turística. É um trabalho missionário destes jovens que serão multiplicadores dos assuntos tratados na jornada. "Eles vão em busca do grande tesouro que é Jesus Cristo", complementou.

Apresentações
O grupo viaja dia 2 para Alemanha. Em seguida, participa da pré-jornada na cidade Pampilona, na Espanha, e finalmente da Jornada Mundial em Madri, com a presença do Papa Bento XVI. Depois da jornada, o grupo retorna para Alemanha, onde fará uma série de apresentações artístico-culturais em várias cidades, mostrando e divulgando a cultura brasileira. O espetáculo, segundo Socorro Xenofonte, coordenadora do projeto, é resultado de pesquisa em torno da formação do povo brasileiro. A diversidade e a junção dos elementos que compõem a dança brasileira, a partir das influências indígena, africana e europeia, estão presentes no espetáculo "Arte e Cultura em transe". "A apresentação busca explorar as raízes afro-brasileiras tão presentes na mistura do caldeirão cultural do nosso povo", diz Socorro, que acompanhará os jovens juntamente com o seu marido, Hermano José de Souza.

"A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica que reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas", destaca o presidente do Projeto Nova Vida, Hermano José. Os outros jovens das diversas paróquias do Crato serão acompanhados pelo bispo diocesano, dom Fernando Pânico.

O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas. "Daí a presença de uma professora de Dança", justifica Socorro Xenofonte, explicando que o evento, além de uma manifestação de fé, é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. "A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura".

MAIS INFORMAÇÕES
Projeto Nova Vida
Município do Crato
Bairro São Miguel
Telefone: (88) 3523.4166

Antônio VicelmoRepórter

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...