quarta-feira, 27 de julho de 2011

OS CONTRASTES DO BRASIL E A IMPUNIDADE

Assistindo há um desses tantos jornais da TV, o apresentador mostrava uma reportagem sobre o jogador Zé Elias que foi preso por deixar de pagar pensão. O apresentador dizia que esse é o país dos contrastes. Dizia ele que o Brasil está cheio de Bandidos, como OS POLÍTICOS, os criminosos de alta periculosidade e ainda casos como o do Ricardo Teixeira, Presidente da CBF, que tenta intimidar a imprensa com ameaças, solto por ai e não se cumpre a lei em relação a esses.
Na verdade o Brasil é o celeiro de bandidos de toda espécie. As leis nesse país só funciona para o pobre, aquele que não tem vez nem voz. Nós vemos casos que nos causam revolta, como é o caso de daquela mulher que foi presa por roubar uma margarina para alimentar os filhos. Para esses casos a lei é feroz, visto que a vítima torna-se completamente impossibilitada e subornar a polícia, o advogado  e outros órgãos competentes  que fazem cumprir as Leis.
Como podemos acreditar num país onde os poderosos estão acima das leis? Onde os que tem poder coloca a Constituição debaixo dos pés? Onde a falta de ética é o princípio mais importante para aqueles que deveriam respeitar o Código de Ética? É, num Brasil desse acaba por fazer acreditar que o certo é ser trapaceiro, desonesto, bandido. Ora, porque não ser bandido, se é forma mais fácil de ficar rico. Se depois que sou preso, posso comandar o tráfico de dentro da cadeia, e se o Estado ainda gasta milhões comigo para manter minha integridade?
 Na realidade parece que o bandido é o homem que ainda procura esse conceito de lutar pela lealdade, integridade e que ainda acredita em princípios.
Todo tempo e a toda hora estamos assistindo aos escândalos sem nos causar mais tanto espanto, uma vez que se tornou uma constante. Estamos como que desacreditado numa outra realidade. É duro ter que escrever isso. Enquanto estamos vendo todo dia milhares de pessoas minguando por um pouco de dignidade nos hospitais por esse Brasil a fora e são desrespeitado de toda forma. Por outro lado, alguns bandidos de colarinho branco estão a desviar milhões de reais para contas particulares. Isso nos causa uma grande indignação, mas será que vale de alguma coisa?  Será que a voz de uns poucos, sem Poder, a não ser o de denunciar, mas do que adianta alguma coisa?  Se depois que se comprova os crimes desses bandidos nada acontece.
É uma chamada para a reflexão. Parece que tem algumas coisas que não respostas imediatas. Só o tempo talvez nos mostre porque que esse país passa por tudo isso e por tanto tempo.

Professor Valdeni Cruz
      

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...