terça-feira, 10 de janeiro de 2012

37,4% dos professores do Ceará não possuem formação superior


Os baixos salários pagos aos professores dificultam o investimento na qualificação dos profissionais.
FOTO: RODRIGO CARVALHO
O corpo docente do Ceará é formado por 92.981 profissionais. Destes, apenas 58.218 possuem formação superior, de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (10), peloInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O documento do instituto chama atenção para a falta de qualificação dos professores das escolas públicas brasileiras. O número de docentes com formação superior não chega a 40% do total em Estados como Roraima, Maranhão e Bahia. Apenas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal essa proporção ultrapassa os 80%.
No Ceará, apenas 62,6% da rede de professores possui formação superior. De acordo com a pesquisa, um dos fatores que causam essa baixa qualificação deve-se aos baixos salários pagos em média aos docentes da educação pública.
No Estado, um professor de nível médio recebe R$ 1.312,85. O piso do professor cearense é o quinto pior do País, segundo levantamento realizado em julho de 2011 pelo Sindicato Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc).
Os docentes do Ensino Médio com formação superior, correspondem apenas a 13.679, enquanto que, os dos Ensino Fundamental são 41.528.
Ensino superior
O ensino superior no Brasil é dominado pelas instituições privadas, de acordo com a pesquisa do Ipea. Essa afirmação, pode ser notada no Ceará, onde existem 52 estabelecimentos de nível superior e apenas cinco são públicos.
Seduc não confirma
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), os números divulgados pelo Ipea não correspondem as estatísticas do Estado. São 13.507 professores na rede estadual, sendo que somente 132 não tem graduação.
Eles representam aqueles professores com ensino normal e que hoje estão lotados em atividades burocráticas, segundo a assessoria da Seduc. 
Ainda, segundo a assessoria, 9.287 professores têm pós-graduação, com no mínimo uma especialização no currículo.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...