segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Funceme aposta em 2012 chuvoso no Ceará






Temporada de chuvas representa período de preocupação para as famílias em área de risco
ARQUIVO DIÁRIO DO NORDESTE
O ano de 2012 para a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) poderá representar um número maior de chuvas no Ceará. De acordo com o órgão, tudo indica que o Estado terá uma boa quadra chuvosa nos próximos meses.
Um dos primeiros sinais já pôde ser sentido nos meses que compõem a pré-estação. No período entre novembro e janeiro, apesar de não ser oficialmente de estação chuvosa, já foram registradas precipitações em alguns municípios do Estado. De acordo com José Maria Brabo, metereologista da Funceme, esse fenômeno acontece principalmente por influência do La Niña, das frentes frias, como a que está atualmente na região de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e pelos vórtices, circulações de ventos que formam as nuvens.
No período da pré-estação, os lugares mais recorrentes de chuvas no Ceará são a região Centro-Sul, a Serra de Ibiapaba e a região do Cariri. E nessas regiões são esperadas as primeiras precipitações da quadra invernosa.
Para José Maria, o fenômeno La Niña já está acontecendo no Pacífico e, apesar de ainda ser cedo para afirmar se o ano  representará boas chuvas, tudo indica que sim. De acordo com a previsão da Funceme, há 40% de probabilidade de que a estação chuvosa do Estado, no período entre fevereiro e maio, seja acima da média.
A Funceme vai diculgar oficialmente o prognóstico da quadra chuvosa no dia 20 de janeiro, na sede da entidade.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...