sábado, 14 de janeiro de 2012

Artigo sobre a política em 2012



Eleições em 2012


Estamos no ano de 2012 quando em todo país teremos eleições para eleger novos prefeitos e novos vereadores. Como todos sabem em ano de política e, principalmente em eleições municipais, parece que o clima da cidade muda. Aqueles que estão no poder querem continuar nele ou em volta. Não precisa ser muito inteligente para saber os motivos. A política de nosso país é uma política voltada para interesses de grupos e de oligarquias. A todo um jogo de interesse desses grupos que se perpetuam e ai tem dado um trabalho danado mudar realidades como estas para se trabalhar uma política saudável onde reine o interesse do bem comum.  Ora, bem comum? O que é isso? A maioria dos políticos que se lançam a cargos eletivos para vereadores ou para prefeitos em nossos municípios cearenses, não tem ou quase não tem nenhum estudo. O que esperar de alguém que não estudou ou se preparou para algo tão nobre como é o cargo de vereador ou de prefeito? Este, por sua vez, deveria ter um alto grau de qualificação para poder exercer bem o seu mandato que é o de representar bem o povo. Mas não é o que acontece.  O que podemos perceber desde sempre são pessoas voltadas à politicagem barata, onde reina os interesses pessoais, a barganha, a maldita compra de votos...  É algo tão nojento que aqueles que poderiam fazer a diferença, porque são pessoas dignas para tal, sentem nojo da sujeira que reina nesse meio. Existem aqueles que não têm a menor capacidade ética e moral para estar nesse meio político, mas está lá para corromper os que a eles se aliam. Pior, existe o jogo sujo das trocas, dos favorecimentos. Essas características vão minando o verdadeiro sentido da política que é a transformar uma cidade fracassada numa cidade que ofereça capacidade de crescimento para os seus cidadãos. Sendo assim o povo fica acostumado e viciado a sempre querer vender o seu voto. Isso acontece, entre tantos outros motivos, pela cultura do povo que já está acostumado com esta parte mesquinha da política herdada desde antigamente e por outro lado que existe mesmo quem compre os votos. Oferecem desde uma promessa de emprego a objetos como cimento, caixa de remédio, consultas e tantas outras supostas bondades.  Deste modo o verdadeiro significado da política vai pros ares e a oportunidade de se fazer algo que de fato mude a vida do povo continua em segundo plano.

Existe outro fato muito curioso que é as pendências que aquele que se candidata tem para com os que custeiam suas campanhas. São os empresários que investem seu dinheiro com as despesas de campanha, que para sermos bem sinceros, a maior parte do dinheiro é para compra de votos, pois segundo o pensamento que reina entre a maioria, quem não tem muito dinheiro não ganha eleição. Este dinheiro investido tem seu preço e será cobrado logo após o político assuma o cargo. Quando este assume terá a obrigação de corresponder com a promessa que fez que é montar um esquema de falcatruas para pagar as dívidas contraídas durante a campanha. É um verdadeiro saco de gato. Na verdade tudo isso é crime, mas quem vai poder provar? Quando sabemos destas sacanagens entendemos direitinho porque que há tanto interesse em pleitear cargos eletivos. Muitos vendem a casa, fazem empréstimos altos para se candidatarem a vereador. Se vereador ganha tão pouco o que justificaria gastar tanto dinheiro, se às vezes o que vai ganhar durante todo mandato não cobrira as despesas que teve com a campanha? É ai que está à safadeza. Fazem pensando em se apoderar do dinheiro público, através do jogo sujo entre o poder executivo e legislativo. Há também as chamadas notas frias, fraudes em licitações, super faturamento e outros tantos meios ilegais para se desviar o dinheiro destinado ao bem da população que o elegeu. Viu como tem coisa suja pelo meio? Pois é e olhe que isso é apenas o começo da lista das inúmeras formas desses desgraçados torrarem o dinheiro público.

Sabendo de situações como estas é que precisamos ter mais consciência. Mudar nosso perfil de eleitor. Não nos deixar levar por esta patifaria bem em frente aos nossos olhos. Precisamos nos dar valor e nos dar valor é não vender o voto, como muitos acham que devem realmente fazer, pois segundo estas pessoas são quando se sentem valorizados. Dar-se valor é entender que estes que compram voto têm como intenção apoderar-se do que é seu, principalmente de sua consciência. Quando isso acontece sai rindo de você e debochando daqueles que tem honra e caráter. Mude sua postura e dê um basta nesta sina tão maldita que nos acompanha desde sempre. Isto é possível desde que você não aceite mais estes insultos a democracia e a cidadania. 

Não sei se escrever um assunto como este influencia em alguma coisa, mas estamos tentando. Quem sabe numa hora dessas não haja um verdadeiro despertar de consciências. Tudo é possível, só é preciso querermos...

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...