sábado, 23 de junho de 2012

Para Dilma, Rio+20 foi um passo histórico em direção a um mundo mais justo




A presidenta Dilma Rousseff encerrou hoje (22) os trabalhos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, afirmando que foi dado um passo histórico em direção a um mundo mais justo e próspero. Segundo ela, a Rio+20 lançou as bases de uma agenda para o século XXI.
“Um passo histórico foi dado em direção a um mundo mais justo, equânime e próspero para que a pobreza seja erradicada e o meio ambiente protegido. O Brasil se orgulha de ter organizado a mais participativa e democrática conferência na qual tiveram espaço diversas visões e propostas. Buscamos sempre manter um equilíbrio respeitoso entre as posições de todos os países”.
Dilma agradeceu os esforços de todos os países na construção e aprovação do documento final da conferência que, segundo ela, representa um avanço em relação às cúpulas e encontros anteriores. Entre os principais pontos aprovados, a presidenta ressaltou a erradicação da pobreza como objetivo a ser perseguido por todos os países.
“O documento que aprovamos hoje não retrocede em relação às conquistas da Rio-92. Não retrocede em relação à Cúpula de Johanesburgo de 2002 . Não retrocede em relação a todos os compromissos assumidos nas demais conferências das Nações Unidas, ao contrário, o documento avança, e muito, mostrando a evolução das concepções compartilhadas de desenvolvimento sustentável. Lançamos as bases de uma agenda para o século XXI”, disse.
A presidenta reafirmou que a Rio+20 é um ponto de partida, o início de uma caminhada que deve ser orientada pela ambição de construir, de forma concreta, soluções para uma sociedade sustentável. Segundo ela, a Rio+20 terá um efeito transformador nas sociedades atuais e futuras.

Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...